História, perguntado por ingrid19061993, 10 meses atrás

Questão 4/5 - Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos
Atente para a seguinte citação:


“[Na argumentação de Umberto Eco,] a noção provocativa de intentio operis, a intenção da obra, desempenha um papel importante enquanto fonte de significados que, embora não sejam redutíveis à intentio auctoris [intenção do autor] pré-textual, funcionam mesmo assim como restrição à liberdade da intentio lectoris [intenção do leitor]”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLINI, Stephan. Introdução: Interpretação terminável e interminável. In: ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. Trad.: MF. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 11.


Considerando os conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre as diferentes intenções nas interpretações textuais, analise as seguintes afirmativas e assinale a correta:

A A interpretação nasce da interação entre a intenção do leitor e a intenção da obra.
B
As três intenções em jogo (do autor, do leitor e da obra) são independentes e não exercem nenhuma influência uma sobre as outras.

C
A mais facilmente identificável das intenções é a do autor, pois sempre está explícita no texto.

D
A intenção do leitor é soberana na produção de interpretações e não pode ser limitada nem pela intenção do autor nem pela da obra.

E
Toda interpretação de texto é produzida pela interação entre as intenções do leitor e as do autor, sendo a intenção da obra secundária nesse processo.

Soluções para a tarefa

Respondido por atendimentocerto357
3

Letra A

A interpretação nasce da interação entre a intenção do leitor e a intenção da obra.

Respondido por senas100
1

Resposta:

A

Explicação:

Qualquer interpretação é fruto da interação entre as três intenções (do autor, do leitor e da obra). Contudo, as intenções do autor são, no limite, inalcançáveis, restando como relação fundamental a interação entre leitor e texto. Ainda assim, as intenções do autor não podem ser ignoradas, sobretudo porque, sem elas, não haveria obra. Nesse sentido, apenas a primeira afirmativa é correta, porque considera a relação principal entre leitor e obra e, também, a relação da obra com o autor (livro-base, p. 24-28).

Perguntas interessantes