Sociologia, perguntado por Olhaosdeusesmano, 1 ano atrás

Questão 31 - (UnB DF)
Texto I
1O consumidor não é rei, como a indústria cultural 2gostaria de fazer crer; ele não é o sujeito dessa indústria, 3mas, seu objeto. O termo mass media, introduzido para 4designar a indústria cultural, desvia, desde logo, a ênfase 5para aquilo que é inofensivo. Não se trata nem das massas, 6em primeiro lugar, nem das técnicas de comunicação como 7tais, mas, do espírito que lhes é insuflado, a saber, a voz de 8seu senhor.

Theodor W. Adorno. Indústria cultural. In: Gabriel Cohn. Comunicação e indústria

cultural. São Paulo: Nacional/EDUSP, 1971, p. 287 (com adaptações).


Texto II
A cultura da mídia é a cultura dominante hoje em dia; substituiu as formas de cultura elevada como foco da atenção e de impacto para grande número de pessoas. Além disso, suas formas visuais e verbais estão suplantando as formas da cultura livresca, exigindo novos tipos de conhecimentos para decodificá-las. Ademais, a cultura veiculada pela mídia transformou-se em uma força dominante de socialização: suas imagens e celebridades substituem a família, a escola e a igreja como árbitros de gosto, valor e pensamento, produzindo novos modelos de identidade e imagens vibrantes de estilo, moda e comportamento. Com o advento da cultura da mídia, os indivíduos são submetidos a um fluxo, sem precedentes, de imagens e sons dentro de sua própria casa, e um novo mundo virtual de entretenimento, informação, sexo e política está reordenando percepções de espaço e tempo, anulando distinções entre realidade e imagem, enquanto produz novos modos de experiência e subjetividade.
Douglas Kellner. A cultura da mídia. São Paulo:

Verbum, 2001, p. 75 (com adaptações).
Considerando os textos apresentados e os temas que eles suscitam, julgue os itens seguintes.
( ) O desenvolvimento das ideias no texto I indica que a flexão de plural em “tais” (ref.7) estabelece a concordância desse termo tanto com “massas” (ref.5) quanto com “técnicas” (ref.6).

( ) Infere-se do texto I que, para se compreender o papel dos meios de comunicação de massa, é mais importante analisar o conteúdo ideológico das mensagens veiculadas que entender o interesse econômico da indústria cultural.

( ) Conclui-se corretamente dos textos I e II que, no mundo atual, o consumidor age conscientemente ao realizar suas compras e utiliza a publicidade como meio para economizar um dos recursos mais escassos de que dispõe, o tempo.

( ) Um traço distintivo da indústria cultural no Brasil é a passagem da cultura oral para a cultura visual, sendo saltada a cultura letrada.

( ) Considere a seguinte tese defendida por cientistas sociais. Níveis altos de representação da violência no cinema e na televisão geram padrões diretamente imitativos no público exposto a programações desse gênero.

É correto concluir que a referida tese não contradiz o que se menciona no seguinte trecho do texto II: “a cultura veiculada pela mídia transformou-se em uma força dominante de socialização (...) produzindo novos modelos de identidade e imagens vibrantes de estilo, moda e comportamento”.

( ) Os jogos eletrônicos atuais, em que são utilizados códigos e elementos de sintaxe nas formas visuais e verbais, tais como linhas, formas, cores, texturas, espaços, planos, movimentos, músicas, textos, entre outros, podem ser corretamente considerados exemplos de produto do que o texto II denomina cultura da mídia, dada a sua capacidade de submeter indivíduos a um fluxo de imagens e sons, em um mundo virtual de entretenimento, reordenando percepções de espaço e tempo e anulando distinções entre realidade e imagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcomonet
13
alguem tem a resposta ai

Perguntas interessantes