Filosofia, perguntado por ks4352435, 4 meses atrás

Questão 3 Questões da 1B 2 Marilena Chauí (2014), uma importante filósofa contemporânea, afirma que a atitude filosófica envolve duas características, que ela define como sendo negativa e positiva. Esses aspectos sempre estariam ligados, como as duas faces de uma mesma moeda, e levam a uma atitude crítica do indivíduo frente aos problemas, a um distanciamento inicial que permite melhor questionamento e um olhar novo sobre as situações. Com relação ao conhecimento filosófico, essas atitudes, positiva e negativa, podem ser definidas 6 6 como: w CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2014. 11 A atitude negativa se refere a negar o conhecimento cientifico instituido com o A O conhecimento do senso comum, a atitude positiva seria a construção de um novo senso comum a partir de um conhecimento científico reconstruído. Tempo de P A atitude negativa nega a realidade como ela se apresenta cotidianamente, enquanto B. O uma atitude positiva envolve criar uma realidade de acordo com suas próprias preferências pessoais e atitudes A atitude negativa seria a de pessimismo frente aos fatos e acontecimentos da vida, c. O enquanto a atitude positiva seria adotar um olhar otimista e buscar enxergar sempre algo de bom mesmo nos plores acontecimentos. cy Oplions​

Soluções para a tarefa

Respondido por pachecoantonio1997
7

Resposta:

letra D

Explicação:

A atitude negativa se refere a negar o senso comum, ou seja, o que já está estabelecido como verdade na experiência cotidiana, a atitude positiva seria, a partir daí, indagar sobre os reais motivos de as coisas serem como são.

Respondido por larissamagrani
2

Segundo Chauí, a atitude negativa se refere a negar o senso comum, ou seja, o que já está estabelecido como verdade na experiência cotidiana, a atitude positiva seria, a partir daí, indagar sobre os reais motivos de as coisas serem como são (D).

Ter atitude crítica é ter senso de questionamento, pergunta, debate e estar sempre preocupado em saber o motivo e a origem das coisas.

Filosofia, em sua raiz epistemológica, significa "amigo da sabedoria", ou seja, a filosofia é um princípio, segundo os filósofos helênicos, que tem como pressuposto guiar-se exclusivamente pela razão, a fim de encontrar explicações plausíveis acerca da natureza e do mundo.

Assim, o filósofo (aquele que pratica essa amizade) utiliza de questionamentos, perguntas, verificação para chegar a uma verdade através da sua faculdade racional.

A filosofia não teve como pressuposto acabar com a mitologia, mas trouxe à sociedade uma forma diferente de pesquisa e análise, que vai além das explicações míticas ao focar no homem e nos seus saberes.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24797725

Anexos:
Perguntas interessantes