Questão 3
Produzir fontes orais é uma possibilidade aos historiadores. Trata-se de um trabalho relevante para a continuidade da pesquisa historiográfica e ao ensino. As asserções a seguir versam sobre o como se dá tal processo no que diz respeito aos documentos orais. Considere as mesmas e assinale aquilo que for correto:
O historiador pode fazer uso de depoimentos orais que integram, por exemplo, os acervos de um arquivo público. Igualmente, lhe é apropriado produzir uma documentação oral que sirva ao seu objeto de pesquisa e problemáticas de investigação, ou ainda, que sejam adequadas para uma aula. Todavia, ele precisa ser bastante cuidadoso neste último procedimento.
PORQUE
Ao realizar entrevistas e assim produzir documentos orais, então, o investigador em História ou o professor devem ter muita cautela para não induzirem - mediante perguntas tendenciosas e limitadas - o entrevistado a proferir entendimentos e respostas que eles de antemão esperam ouvir. Fazer isso é construir uma História não ética e frágil quanto ao ocorrido.
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Marquei a primeira opção.
Explicação
ASSERTIVA 1: O historiador pode fazer uso de depoimentos orais que integram, por exemplo, os acervos de um arquivo público. Igualmente, lhe é apropriado produzir uma documentação oral que sirva ao seu objeto de pesquisa e problemáticas de investigação, ou ainda, que sejam adequadas para uma aula. Todavia, ele precisa ser bastante cuidadoso neste último procedimento.
Tudo o que vem dito aqui é verdadeiro e viável. O historiador, além de poder usar fontes orais já produzidas, pode também produzir as suas próprias fontes.
ASERTIVA 2: Ao realizar entrevistas e assim produzir documentos orais, então, o investigador em História ou o professor devem ter muita cautela para não induzirem - mediante perguntas tendenciosas e limitadas - o entrevistado a proferir entendimentos e respostas que eles de antemão esperam ouvir. Fazer isso é construir uma História não ética e frágil quanto ao ocorrido.
Para o trabalho do historiador seja ético e "forte" em relação ao ocorrido, ele precisa SIM ter o cuidado de, em suas perguntas, não induzir respostas ao entrevistado.
O "porque", que vem intercalando as assertivas, liga corretamente as duas, complementando a ideia de que O HISTORIADOR PODE PRODUZIR SUAS FONTES ORAIS, MAS DEVE FAZER ISSO COM CAUTELA, EVITANDO COLHER RESPOSTAS PRE-PRODUZIDAS POR SUAS PERGUNTAS TENDENCIOSAS.
Espero ter ajudado!
Abração!!!!