Questão 3 - OBJETO E CONSTRUÇÃO (1735)
Código da questão: 65585
Na criação artística, a linguagem objetual corresponde a produção de obras que resultam da combinação ou justaposição de materiais, iguais ou
diferentes, a partir de várias partes componentes. Considerando a definição apresentada, analise as asserções a seguir, quanto à veracidade das
proposições, e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A linguagem objetual foi responsável por uma maior liberdade artística na produção escultórica e pela ampliação do conceito de escultura que
atualmente conhecemos.
Porque
Diferente da escultura tradicional, produzida até o início do século XX, que pressupunha técnicas específicas e utilização de materiais restritos, na
linguagem objetual os artistas podem trabalhar com técnica diversas e absolutamente qualquer tipo de material na constituição das obras.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
A)
as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda, uma justificativa correta da primeira.
O B)
as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
OC) a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
OD) a primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
O
Soluções para a tarefa
Resposta:
C)
a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa
Explicação:
(primeira) O Construtivismo foi essencial para o desenvolvimento da escultura moderna. A pesquisa das qualidades e do poder expressivo inerentes aos materiais, as formas abstratas e geométricas dissociadas de funções representativas, a construção matemática e tecnicamente racional, a estrutura linear e a precisão da engenharia na produção escultórica nasceram de seus fundamentos e proporcionaram a expansão do termo escultura
(Segunda) Em 1912, Picasso iniciou a produção de uma série de obras que intitulou de Guitarras. Na primeira sobrepôs chapas de metal e o resultado obtido foi mais uma montagem do que um quadro. Em outras versões, utilizou cartão e cordão, além da tela, tinta e pincel. Surgiu assim uma obra tridimensional, constituída a partir da sobreposição de materiais pré-formatados, que ampliaria a definição tradicional de escultura vigente até o século XIX. O que era, a princípio, uma experimentação com a pintura, tornou-se um novo tipo de escultura – a construção.