QUESTÃO 3
O mistério de Deus e a vida de fé se tornam presentes e atuam por meio do rito e do sinal sacramental. Por isso é necessária a formação dos agentes da liturgia para compreenderem a ritualidade. A linguagem simbólico-sacramental da liturgia exige sintonia e equilíbrio na sua expressão externa; exige a participação interior, pela adesão do coração, e exterior, na execução
de palavras e gestos; exige a conjugação de três fatores: expressão exterior, sentido teológico e coerente atitude interior.
A partir de todo este Mistério que se expressa por meio do Rito, se deduz que:
I. A própria liturgia chama atenção aos fiéis que, “saciados dos sacramentos pascais, sejam concordes na piedade, conservem em suas vidas o que receberam pela fé e estimulem a todos a caridade de Cristo (COMPÊNDIO DO VATICANO II, 1969). A ritualidade como a sacramentalidade são os dois lados da mesma “moeda” para os quais devemos nos educar para compreendê-las e executá-las.
II. É urgente a educação para a ritualidade para que aqueles que participam das ações simbólicas saibam expressar exteriormente, pelos gestos e palavras, o mistério que o rito revela; manifestem a sua espiritualidade e deixem transparecer a sua convicção de fé através das ações rituais.
III. A linguagem simbólico-sacramental não depende, em sua expressão exterior, nem do ministro ordenado, nem dos agentes da liturgia. A Igreja, por ser o Corpo de Cristo, supre as necessidades e carências dos liturgos não formados no espírito da Liturgia. A linguagem simbólico-sacramental não depende, em sua expressão exterior, das pessoas que a executam, pois tem força sacramental por si mesma já que carrega o Mistério de Deus no seu interior.
É correto o que se afirma em: *
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e III
QUESTÃO 4
Leia com atenção o que segue:
O Ciclo Pascal tem como centro o Tríduo Pascal, a Quaresma, como preparação, e o Tempo Pascal, como prolongamento. Começa na quinta-feira à noite com a missa da Ceia até a tarde do domingo da Páscoa da ressurreição. É o ápice do Ano Litúrgico, porque celebra a morte e ressurreição do Senhor. Caracteriza-se por ser o tempo da alegria e da exultação. É simbolizado pelas cores roxa e branca.
O Ciclo do Natal tem como centro a Encarnação do Filho de Deus, o Advento, como preparação, e as Festas Epifânicas, como prolongamento. Começa com as primeiras vésperas do Natal até a festa do Batismo do Senhor. Caracteriza-se pelo tempo de expectativa e alegria. É simbolizado pelas cores roxa e branca.
Tempo Comum é o tempo do Ordinário, sem grandes eventos, caracteriza-se pela leitura contínua do Evangelho com as ações de Cristo no decorrer do ano. Começa no dia seguinte à celebração da festa do batismo do Senhor e se estende até a terça-feira, antes da Quaresma, inclusive. É simbolizado pela cor verde.
COMPÊNDIO DO VATICANO II. Constituições. Decretos. Declarações. CONSTITUIÇÃO Sacrosanctum Concilium. 13ª ed. Petrópolis: Vozes, 1969, n. 10, 265.
Considerando os diferentes tempos e ciclos, analise as afirmações a seguir:
I. O Ano Litúrgico compreende dois tempos fortes: o Ciclo Pascal, o Ciclo do Natal e, além destes, o Tempo Comum. Os dois Ciclos, Natal e Páscoa, têm, em cada um deles, a chamada oitava, ou seja, os oito dias seguintes são celebrados como um único dia. Já, o Tempo comum não segue a mesma tríade: preparação, celebração e prolongamento.
II. Falando do Ano Litúrgico, a Constituição Sacrosanctum Concilium afirma que a Liturgia não pode se tornar o lugar para discutir soluções e buscar respostas para os temas e problemas que afligem a comunidade porque a Liturgia não esgota toda a ação da Igreja. Ela, sem esquecer toda a realidade humana, ela é o cume para o qual tende toda a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde emana toda a sua força.
III. No decorrer de um ano, não é possível revelar e celebrar todo Mistério de Cristo, desde a Encarnação e natividade até a Ascensão, Pentecostes, expectação da feliz esperança e vinda do Senhor, por isso, a Igreja perpassa todo o Mistério de Cristo num ciclo de três anos, Ano “A”, Ano “B” e Ano “C”.
É correto o que se afirma em: *
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Direito,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás