História, perguntado por Joeliadorozariosilva, 4 meses atrás

QUESTÃO 3: "Nossos caboclos do mato são fáceis de se fanatizar e, se for exato o que se ouve, é necessária a ação enérgica". A advertência feita ao governador do estado de Santa Catarina, Vidal Ramos, em 1912, é do Cel. Campos Moraes. Ele considerava perigoso para o poder local o ajuntamento de sertanejos pobres em torno do curandeiro José Maria. MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e atuação de chefias caboclas (1912-1916). Campinas: Editora da Unicamp, 2004. p. 13. Analise o texto anterior e assinale o CORRETO.

a)O trecho se refere ao movimento do Cangaço que ocorreu no Sertão nordestino, tendo como um dos fatores a miséria dos sertanejos

b) A Guerra do Contestado ocorreu entre 1912 e 1916, numa região entre Paraná e Santa Catarina. Grupos de camponeses desta região se revoltaram com a concentração de terras, e com problemas ligados a construção de uma estrada de ferro.

c) A Guerra do Contestado tinha caráter coletivista, messiânico e monarquista. Seu líder o monge José Maria atribuia à República os males que sofria a população brasileira

d) A Guerra do Contestado também estava ligada aos castigos físicos a que eram submetidos alguns marinheiros, através de chibatadas.

Por favooor me ajudee é pra hoje.​

Soluções para a tarefa

Respondido por protectorofthekernel
1

Resposta:

resposta B é a correta

não pode ser a D, porque não tem nada haver com marinheiro nem castigos físicos, isso foi outra revolta.

A C está errada porque não era monarquista nem atribuia a república todos os males da população brasileira

E a A não é porque não ocorreu no sertão, nem tem nada a  ver com o Cangaço que era do bando de Lampião.

Explicação:

Perguntas interessantes