Sociologia, perguntado por paulinhalima933, 1 ano atrás

QUESTÃO 3

Na construção da cidadania, a educação política é necessária para que as partes compreendam seus papéis, mudando a situação ainda hoje encontrada: de um lado o Estado sem consciência de quem são seus clientes; e, de outro, o cidadão com sua atitude passiva, sem noção de seu papel na sociedade. Um dos passos importantes para a edificação da cidadania é acabar com a cultura da prática paternalista. É necessário entender que exercer o direito de cidadão é acompanhar a gestão pública, participar das diretrizes das políticas públicas, organizar-se politicamente para definir suas prioridades e principais demandas e, por fim, ter acesso aos resultados das ações governamentais. O principal e maior passo para o amadurecimento da sociedade é a compreensão de que o processo eleitoral é apenas um dos passos para a democracia. Também é necessário que se tenha claro que a cidadania é um exercício permanente. Ela é construída e mantida através da participação contínua nas ações de governo e da avaliação permanente da pessoa eleita para gerenciar os recursos angariados da sociedade.
 

CORBARI, Ely Célia. Accountability e Controle Social: Desafio à Construção da Cidadania. Cadernos da Escola de Negócios da UniBrasil Jan/Jun 2004. Disponível em < Cadernos da Escola de Negócios da UniBrasil Jan/Jun 2004> Acesso em 18 ago. 2018.

 

Considerando o exposto, é correto afirmar que:

Alternativas

Alternativa 1:

a educação política é a principal ferramenta para a construção da cidadania, portanto é fundamental que o Estado invista na formação de seus cidadão, de modo que estes tenham uma posição de passividade frente aos problemas da sociedade.

Alternativa 2:

ser cidadão consiste, sobretudo, no monitoramento das ações do Governo, envolvendo-se na gestão pública ao acompanhar as decisões que são tomadas pelos governantes e suas aplicações, situando-se dessa forma de maneira participativa na construção das diretrizes das políticas públicas.

Alternativa 3:

a cultura paternalista é nociva à construção da cidadania, visto que esta prevê um comportamento ativo de cada indivíduo na discussão e no acompanhamento das ações do Governo.

Alternativa 4:

ser cidadão é compreender que o processo eleitoral é o item principal na construção da cidadania, de modo que o despertar da consciência política no períodos de eleições é essencial para o funcionamento da democracia.

Alternativa 5:

a educação política é necessária para que possamos alterar nosso atual quadro, no qual, embora o Estado se esforce para inserir a sociedade nas discussões, os indivíduos se mantêm passivos, não desempenhando corretamente seu papel de cidadão.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
9

A cultura paternalista prevê que cada cidadão tenha um papel passivo frente ao Estado, meramente elegendo os seus representantes de tempos em tempos e passando a obedecê-los de modo relativamente acrítica, agindo como pais e filhos em uma perspectiva tradicional.

Logo, cabe à educação política dotar os cidadãos de um papel ativo frente à sociedade, cobrando e observando as ações dos políticos eleitos, impedindo-os que descumpram as suas promessas ou que tomem medidas que são diretamente contrárias aos desejos  e expectativas dos cidadãos, fazendo com que a política vá além do voto.

É correta a alternativa 2.

Perguntas interessantes