QUESTÃO 3 - IDENTIFIQUE ELEMENTOS QUE JUSTIFIQUEM A AFIRMAÇÃO DE QUE O ENCONTRO DE MACUNAÍMA COM A CIDADE SE CONSTITUI NUMA SÁTIRA SOCIAL
QUESTÃO 4 - RETIRE DO TRECHO UMA EXPRESSÃO QUE COMPROVE O APROVEITAMENTO DA CULTURA POPULAR NA OBRA DE MÁRIO DE ANDRADE. *
QUESTÃO 5 - EXPLIQUE A AFIRMAÇÃO QUE SE SEGUE RELACIONANDO-A COM O CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO DO INÍCIO DO SÉCULO XX. " MACUNAÍMA REJEITA O TRABALHO E PROCLAMA O ÓCIO COMO PRINCÍPIO. AO REPETIR INSISTENTEMENTE 'AI, QUE PREGUIÇA!', O HERÓI ACABA DE EXPRESSAR UM POSICIONAMENTO ALTERNATIVO EM RELAÇÃO AO MODO COMO SE ORGANIZAVA A SOCIEDADE BRASILEIRA," *
QUESTÃO 6- ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. *
Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" porque, no âmbito individual, é múltiplo e contraditório e, no plano da representação de uma coletividade, é inescrupuloso e mau caráter.
Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" por apresentar uma personalidade complexa, caracterizada a partir de traços psicológicos delineados sob um ponto de vista objetivo e científico.
Macunaíma é "o herói de nossa gente" por retratar, a partir dos traços múltiplos e contrastantes que o caracterizam, a coletividade brasileira, formada pela miscigenação racial e cultural.
Macunaíma é "o herói de nossa gente" por ser, como os brasileiros, esperto e trapaceiro, valendo-se mais da criatividade que da inteligência em suas ações.
Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" por reunir, de um ponto de vista psicológico e antropológico, as características de um povo cujo comportamento se define pela preguiça e imoralidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
6)3 alternativa eu acho
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás