QUESTÃO 3
“Colombo não estava tão longe de certas concepções correntes durante a Idade Média acerca da realidade física do Éden, que descresse de sua existência em algum lugar do globo. E nada o desprendia da ideia [...] de que precisamente as novas Índias, para onde o guiara a mão da Providência, se situavam na orla do Paraíso Terreal. [...] A tópica das ‘visões do paraíso’ impregna todas as suas descrições daqueles sítios de magia e lenda.”
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso. São Paulo: Editora Nacional, 1985, p. 15.
Analisando o texto apresentado acima e levando em consideração o que foi dito em relação a Colombo, bem como os conhecimentos adquiridos durante o andamento da disciplina, é correto afirmar que o trecho em tela
Alternativas
Alternativa 1:
se preocupa em demonstrar que Colombo era descrente da ideia de Paraíso Terrestre, mas que, apesar disso, somente conseguia entender a novidade da América comparando-a ao Paraíso.
Alternativa 2:
é um aviso aos indígenas de que grupos nativos seriam dominados por Colombo e que esse, por meio de alianças constituídas com povos aborígenes, poderia dominar povos imperiais, como os incas e os astecas.
Alternativa 3:
associa o Paraíso Terrestre a um mito proveniente da Idade Média e que era recorrentemente evocado no período das grandes navegações dos séculos XV e XVI para justificar a presença de novas terras na região atlântica do globo.
Alternativa 4:
afirma que a América era uma região na qual as condições naturais remetiam a ideia de paraíso e pelo ação das colonizações espanhola e portuguesa essa visão idílica teria permanecido, mesmo com todo o processo de destruição que foi implantado.
Alternativa 5:
é uma representação da mentalidade da época, da qual Colombo também compartilhava. De forma similar a outros navegadores, Colombo acreditava na existência de um Paraíso Terrestre e que ele havia sido conduzido para bem perto desse paraíso por vontade divina.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa E -
Explicação:
O catolicismo, especialmente em Portugal, ainda mantinha influência no pensamento de boa parte do pensamento social e até estatal do país.
Por isso, quando Colombo chegou à Terra Nova, acreditou ter sido guiado por Deus, uma vez que seu plano de descobrir um novo caminho para as índias foi frustrado. Apesar disso, a nova terra condizia com a descrição do Paraíso, contida nos escritos religiosos.
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa E - é uma representação da mentalidade da época, da qual Colombo também compartilhava. De forma similar a outros navegadores, Colombo acreditava na existência de um Paraíso Terrestre e que ele havia sido conduzido para bem perto desse paraíso por vontade divina.
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás