QUESTÃO 3 Cada vez mais as indústrias culturais ou criativas funcionam de modo hiperbólico, com filmes de orçamentos colossais, publicidades criativas, séries de TV diversificadas, programas de televisão que misturam o erudito com o music hall, arquiteturas-esculturas de grande efeito, videoclipes delirantes, parques de diversão gigantescos, concertos pop com uma mise-en-scène “extrema”. Mais nada escapa das malhas da imagem e do divertimento, e tudo o que é espetáculo se cruza com o imperativo comercial: o capitalismo artista criou um império transestético proliferante em que se misturam design e star-system, criação e entertainment, cultura e show business, arte e comunicação, vanguarda e moda. Uma hipercultura comunicacional e comercial que vê as clássicas oposições da célebre “sociedade do espetáculo” se erodirem: o capitalismo criativo transestético não funciona na base da separação, da divisão, mas sim do cruzamento, da sobreposição dos domínios e dos gêneros. O antigo reino do espetáculo se apagou: ei-lo substituído pelo do hiperespetáculo que consagra a cultura democrática e mercantil do divertimento. LIPOVETSKY , Gilles; Jean SERROY. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015. Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, autores da obra “A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista”, discutem como a consolidação do sistema capitalista impactou o modo como compreendemos e consumimos arte. A partir do excerto lido e com base nas discussões realizadas sobre este assunto, analise as afirmações a seguir. I. O processo de estetização do mundo no capitalismo consiste no resgate dos altos padrões culturais cultivados na antiguidade, em detrimento da cultura de massa. II. O capitalismo artista permitiu que os indivíduos tivessem maior acesso à arte, ao passo em que criou-se um público cada vez mais crítico, que rechaça o apreço unicamente pelo entretenimento. III. A indústria cultural investe cada vez mais em suas produções, as quais são grandiosas em vários aspectos, de modo que a antiga sociedade do espetáculo foi substituída pela do hiperespetáculo. É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3: III, apenas.
Explicação:
I - Capitalismo arte é para consumo em massa, antigamente era restrito a Elite rica, hoje é para consumo em massa.
II - A arte hoje está totalmente ligada ao consumo e entretenimento.
É correto o que se afirma em: Alternativa 5: I e III, apenas.
Incorreta - II. O capitalismo artista permitiu que os indivíduos tivessem maior acesso à arte, ao passo em que criou-se um público cada vez mais crítico, que rechaça o apreço unicamente pelo entretenimento.
Essa afirmativa encontra-se incorreta, pois os indivíduos se tornaram cada vez mais exigentes e principalmente no que se refere a relação entre os processos produtivos e suas experiências de consumo, porém não se opõem ao entretenimento.
Eles buscam ampliar a sensações agradáveis através de design, beleza e do encantamento estético.
Os produtos estão buscando trazer ao cliente prazer estético e gerar lucro para as empresas.
Espero ter ajudado!