História, perguntado por bombomsdj, 1 ano atrás


Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A região das minas se encontrava em decadência econômica, com acentuada queda na produção de ouro. Os portugueses se recusavam a crer no esgotamento das jazidas e atribuíam a diminuição da arrecadação ao aumento do contrabando, extravio e falhas administrativas. Foi nessa conjuntura que nasceu o movimento separatista conhecido como Inconfidência Mineira. Podemos destacar como alguns objetivos e características dessa conjuração:



Escolha uma:
a. Influência de ideais iluministas e a adoção de uma nova bandeira, desenvolvimento da indústria nacional, criação de uma universidade em Vila Rica, incentivo à natalidade, criação do serviço militar obrigatório e o estímulo à agricultura com a doação de terras às famílias pobres.
b. Influência de ideais iluministas e a adoção de uma nova bandeira, desenvolvimento da indústria nacional, criação de uma universidade em São João del Rey, incentivo à escravidão, fim do serviço militar obrigatório e o estímulo à agricultura com a doação de terras às famílias pobres.
c. Movimento de caráter popular com influência de ideais humanistas e iluministas, a adoção de uma nova bandeira, desenvolvimento do comércio internacional, criação de uma universidade em Vila Rica, criação do serviço militar facultativo aos homens brancos e livres e o estímulo à abolição da escravatura.
d. Movimento de caráter popular com influência de ideais iluministas, a adoção de uma nova bandeira, desenvolvimento do comércio internacional, criação de uma universidade em Vila Rica, criação do serviço militar facultativo aos homens brancos e livres e o estímulo à importação de negros cativos da África.
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Inconfidência ou Conjuração Baiana aconteceu na Bahia, no ano de 1798. Tinha características semelhantes à Inconfidência Mineira, ou seja, o objetivo de libertar o Brasil de Portugal. Tomaram parte nesta rebelião homens ricos e cultos, juntamente a pessoas das camadas sociais mais humildes como alfaiates, soldados e os escravos, sendo, por isso também, chamada de Revolta dos Alfaiates. Podemos identificar como fator que levou a deflagração desse movimento e sua justificativa:

Escolha uma:
a. A indignação da elite agrária da Bahia com a fome e a miséria que assolava a região e as dificuldades em manter a mão de obra escrava indígena sob seus domínios. Uma das formas de protesto era a promoção de saques em depósitos ou em carregamentos de alimentos como protesto e para alimentar aqueles que estavam passando por profundas dificuldades.
b. A inconformidade ou indignação das pessoas com a fome e a miséria que assolava a região. Uma das formas de protesto era a promoção de saques em depósitos ou em carregamentos de alimentos como protesto e para alimentar aqueles que estavam passando por profundas dificuldades.
c. A inconformidade ou indignação dos funcionários da coroa com a sonegação de impostos dos latifundiários da região. Uma das formas de protesto era a promoção de saques em depósitos ou fazendas da elite agrária como repressão à situação abusiva de desobediência.
d. A inconformidade ou indignação dos militares da coroa com a sonegação de impostos dos latifundiários da região. Uma das formas de protesto era a invasão e promoção de saques em depósitos comerciais ou fazendas da elite agrária como repressão à situação abusiva de desobediência.
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Analise e reflita sobre o paragrafo a seguir e as 3 afirmativas ( I, II e III) que abordam o tema comentado. Após sua leitura, escolha a alternativa (A, B, C ou D) que corresponde à correta.

De certo modo, pode-se dizer que a crise do sistema colonial deveu-se, em parte, a uma pressão interna de desenvolvimento e progresso que o Estado português tentou conter. Assim é possível apontar algumas características dessa ação, tais como:

I - No ano de 1751, a coroa portuguesa proibiu os profissionais de ourivesaria de exercerem seu trabalho.

II - Em 1785, foi a vez das manufaturas têxteis serem proibidas, com exceção do algodão grosseiro que servia para a produção de roupas para os escravos. Todo tecido consumido pela colônia deveria ser importado.

III – Apenas a instalação de indústrias do ferro foi permitida, para os colonos não precisarem importar suas ferramentas e continuarem a exploração do ouro, que rendia bons lucros à coroa portuguesa..

Escolha uma:
a. as afirmativas I, II e III estão corretas
b. apenas as afirmativas I e III estão corretas
c. apenas as afirmativas II e III estão corretas
d. apenas as afirmativas I e II estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por luciaIshimoto
9
A primeira Pergunta a Resposta é: A, Influência de ideais iluministas e a adoção de uma nova bandeira, desenvolvimento da indústria nacional,  criação de uma universidade em Vila Rica, incentivo à natalidade,  criação do serviço militar obrigatório e o estímulo à agricultura com a doação de terras às famílias pobres.

luciaIshimoto: Resposta da Segunda pergunta é: B a inconformidade ou indignação das pessoas com a fome e a miséria que assolava a região. Uma das formas de protesto era a promoção de saques em depósitos ou em carregamentos de alimentos como protesto e para alimentar aqueles que estavam passando por profundas dificuldades.
luciaIshimoto: Resposta da Terceira Pergunta é: D apenas as afirmativas I e II estão corretas
luciaIshimoto: Já fiz as atividades e está certo turma. Boa sorte!!!
bombomsdj: Obrigada! Lucialshimoto
eltonalbano: Suas duas respostas estão corretas!
regiane12354: mas e as outras que faltam?
Respondido por Cris83
2

Questão 5 - alternativa correta é a D. Certeza.

Perguntas interessantes