QUESTÃO: 3 - “Agostinho parte da ideia de que é necessário crer para compreender. Todavia, sua trajetória na filosofia começa pelo racionalismo, ou seja, compreender para crer. Sua adesão ao maniqueísmo deu-se por este fato, visto que: o maniqueísmo ensinava dentre outras coisas o dualismo, pois de acordo com eles, o mundo era composto por duas forças antagônicas, em que um controla o mundo espiritual e outro a matéria. O mundo espiritual é controlado por Deus e a matéria é por Satanás, por esse motivo era incentivada uma vida ascética entre os maniqueus. Quanto à criação do homem, constitui-se numa ação de Deus em criar um aliado para combater o reino das trevas, mas quando esse ‘ser’ se afasta de Deus, então, torna-se, inevitavelmente, um aliado do mundo das trevas. O fato de o homem ter falhado e pecado teve como resultado um mundo decadente e caótico como é o que vemos hoje. No maniqueísmo não há meio termo, ou você está de um lado ou está do outro. Essa explicação pareceu razoável a Agostinho, pois responsabilizava o homem por seus erros e o recompensava por seus esforços, nesse sentido, o esforço humano seria capaz de alterar a ordem espiritual e moral do mundo. Todavia, mais adiante em sua vida, Agostinho irá abandonar essa ideia, pois para ele o homem é totalmente dependente de Deus, e por si só é incapaz de alcançar alguma benevolência da parte de Deus. Isso fica muito claro quando ele escreve ‘[...] mas esta graça, sem a qual nem as crianças nem os adultos podem ser salvos, não é dada em consideração aos merecimentos, mas gratuitamente, o que caracteriza a concessão como graça’. A partir desse pensamento é que Agostinho se tornará o teólogo da graça, uma herança de santo Anselmo de que a justificação é somente por meio da fé, ideia que Lutero irá recorrer para promover a reforma protestante no século XVI.”
BARBOZA, Sérgio de Goés et alli. Filosofia. Londrina: Editora Educacional, 2014, p.113.
MANIQUEÍSMO: [Religião] Doutrina segundo a qual o mundo se divide em dois princípios, o bem (Deus) e o mal (Diabo).[Por Extensão] Toda abordagem que divide o mundo em aspectos opostos e incompatíveis.
Leia os itens abaixo atentamente.
I. Agostinho parte da ideia de que é necessário crer para compreender, ou seja, a Teologia é um conhecimento superior a Filosofia.
II. O maniqueísmo é uma doutrina que defende o dualismo, pois de acordo com este pensamento, existem duas forças antagônicas, em que uma controla o mundo espiritual e a outra o mundo material.
III. Agostinho nunca abandonou o maniqueísmo, pois para ele existem duas forças poderosas a do bem e a do mal. Por isso, somente o esforço humano é capaz de alterar a ordem espiritual e moral do mundo. Isto é, quando o ser humano deixa o mal e segue o bem.
IV. Agostinho é considerado pela filosofia medieval o teólogo da graça, uma herança de santo Anselmo de que a justificação é somente por meio da fé, ideia que Lutero irá recorrer para promover a reforma protestante no século XVI, que paradoxalmente foi usada para causar o cisma no catolicismo. Pois a igreja católica defende que a salvação só pode ser alcançada por meio da fé e das obras.
Após a leitura dos itens assinale a única alternativa correta.
3 pontos
A. I é correto e III é correto.
B. II é incorreto e IV é correto.
C. I é incorreto e III é correto.
D. II é correto e IV é correto
E. Nenhum é incorreto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: A
Apenas a alternativa I está correta, logo a III está incorreta.
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás