Questão 3) A urbanização brasileira se deu em um curto espaço de tempo em razão da in- dustrialização tardia. Por isso, não houve um planejamento urbano que desse conta das grandes massas de trabalhadores que migraram do campo para as cidades durante a se- gunda metade do século XX. Além disso, os baixos salários não permitiam aos trabalhado- res o acesso a lugares com custos mais elevados. Das alternativas abaixo, todas represen- tam problemas vivenciados no espaço urbano brasileiro, EXCETO:
a) Poluição atmosférica
b) Coleta de lixo e saneamento básico acessível para toda população
c) Favelização e moradias precárias.
d) Segregação Espacial.
e) Congestionamento de transito
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) Coleta de lixo e saneamento básico acessível para toda população
Explicação:
O saneamento básico é um conceito que está relacionado com o controle e distribuição dos recursos básicos (abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública) tendo em conta o bem-estar físico, mental ou social da população.
No Brasil, o saneamento básico é definido pela Lei nº. 11.445/2007, sendo um direito assegurado pela Constituição a partir de investimentos públicos na área. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS):
"Saneamento é o controle de todos os fatores ambientais que podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar, físico, mental e social dos indivíduos".
No Brasil, as medidas de saneamento têm demostrado diversos avanços nas últimas décadas, no entanto, muitas localidades ainda sofrem com os problemas da falta de saneamento básico. Como exemplo, podemos citar a falta de água tratada e potável, canalizações de esgoto e a coleta de lixo.
Um estudo realizado pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, “Panorama do Saneamento Básico no Brasil” (2011), aponta para a realidade do saneamento básico no Brasil.
Segundo a pesquisa, o saneamento básico no país ainda demostra atraso, de forma que apenas 45,7% dos domicílios no país possuem rede de esgoto, do qual a região Norte demostra maior preocupação, com apenas 13% de municípios.
A região do país que apresenta maior estrutura de saneamento básico é o Sudeste com aproximadamente 95% das cidades. Em seguida temos o Nordeste, com 45%, o Sul (39%) e o Centro-Oeste (28%).
Espero ter ajudado !!