Artes, perguntado por joaogabimene, 4 meses atrás

QUESTÃO 3
A seguir está a obra do pintor italiano Rafael Sanzio, A Escola de Atenas, finalizada em 1511:

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O ser humano nem sempre desenhou em perspectiva. O domínio completo da complexidade desta forma de representação, como ilustra a obra de Rafael (séc. XVI), demorou séculos para ser obtido. O estudo e domínio da perspectiva requer conhecimentos matemáticos para sua construção, disciplina essa deixada de lado durante a Idade Média.



Em relação à técnica e construção de perspectivas, e a partir da imagem acima, analise as assertivas abaixo.

I. Na obra representada acima, o pintor italiano se utiliza de uma perspectiva do tipo Cavaleira para sua representação da Escola de Atenas. Isso é facilmente perceptível pois todas as linhas do desenho parecem convergir para um único ponto, localizado aproximadamente no centro da imagem.


PORQUE


II. Em perspectivas do tipo Cavaleira as imagens são representadas segundo a face frontal, na qual representa-se a largura e a altura daquilo que é desenhado, mantendo forma e dimensões. As demais linhas, chamadas de fugitivas, sofrem distorções e precisam ser corrigidas a partir de um Coeficiente de Alteração ou Fator de Conversão (K), cujos valores podem variar de 0,5 a 1.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por maryanelopess21
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Resposta:

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Explicação:

Na obra representada o pintor italiano se utiliza de uma perspectiva do tipo CÔNICA.

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