História, perguntado por brunofsr1987, 10 meses atrás

QUESTÃO 3
A estrutura das cidades na Idade Média permitiu o surgimento de uma nova classe social durante a Idade Média, a burguesia. Muitos desses eram comerciantes e ao enriquecer começaram a despender em obras de artes e inclusive a patrocinar artistas em suas criações com o intuito de, apensar de não pertencer à nobreza, se aproximar ao universo destes.

LINKE, Paula Piva; FURLAN, Ana Paula; OLIVEIRA, Denis Martins de; SANTOS, Vanessa Barbosa dos. História da Arte e do Design. Maringá-Pr: UniCesumar, 2018.

No que se refere ao universo artístico medieval, a seguir analise as afirmações:

I. O pintor Jan Van Eyck, que retratava a vida da sociedade da época, registrando as paisagens urbanas e as suas características e detalhes. As obras mais importantes são "O Casal Arnolfini e Nossa Senhora", do Chanceler Rolin.
II. Por meio da arte podiam comprar status, assim, a Burguesia foi ganhando destaque e reconhecimento.
III. Mesmo com o crescimento da burguesia, as regras para a pintura continuaram sendo ditadas pela igreja, buscando ser didática e representar passagens bíblicas.
IV. As famílias de comerciantes bem estabelecidos nas recém-formadas cidades procuram em tudo se assemelharem aos nobres, isso inclui desde as vestes, com tecidos importados vindos de diversas partes do mundo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:
I e II.

Alternativa 2:
I e III.

Alternativa 3:
I e IV.

Alternativa 4:
I, II e IV.

Alternativa 5:
II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

I é verdadeira, sendo a Eyck um pintor de destaque entre os renascentistas flamengos, com obras bastante realistas.

II é verdadeira, de modo a se destacar, simbolicamente, em uma sociedade em que detinham pouco poder político. Frequentemente patrocinavam artistas com estes fins.

III é falsa, as regras da pintura mudaram consideravelmente com a instituição do mecenato.

IV é verdadeira, de modo a se identificar com a classe politicamente mais privilegiada.

Perguntas interessantes