Questão 3/5
“O ser humano tem o desejo de ser útil para um determinado grupo socioeconômico (comunidade ou família), e esse sentimento é impulsionado pela vontade de "fazer parte" do grupo por meio do trabalho. Assim, acreditamos que a administração local deve atuar na perspectiva da inclusão social, buscando: efetuar correções pontuais e incentivar a inclusão socioeconômica.” (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013)
As atividades desenvolvidas em feiras livres, feiras de artesanatos, entre outras, se constituem em instrumentos de políticas públicas para a inclusão da parcela da população que se encontra fora do mercado de trabalho. De acordo com os conceitos abordados por Bernardi e Brudeki (2013), o comércio ambulante é um desses serviços de inclusão social e deve ser gerenciado pela administração pública de forma articulada com alguns setores. Analise os setores abaixo apresentados indicando (V) para aqueles que devem participar desse gerenciamento e (F) para aqueles que não fazem parte dessa ação:
( ) PLANEJAMENTO E URBANISMO: organizar os locais e horários de atuação sem prejudicar a circulação de pessoas ou veículos
( ) MEIO AMBIENTE: organizar as atividades dos vendedores ambulantes sem que estas venham causar impactos ao meio ambiente, como parques, praças e rios;
( ) SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA: organizar e fiscalizar as atividades relacionadas à qualidade da alimentação vendida
( ) ABASTECIMENTO: definir quais são os produtos a serem utilizados para venda, podendo ser distintos entre os diversos locais do município;
( ) CULTURA/TURISMO: vender produtos, fixando costumes locais.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta em relação às proposições apresentadas:
A V, F, V, F, V
B V, V, V, F, F
C F, V, V, V, V
D V, V, V, V, V
E F, F, V, V, V
Soluções para a tarefa
Alternativa D: V, V, V, V, V.
Em cada item, vamos analisar se as atividades propostas fazem parte políticas públicas:
I. O PLANEJAMENTO E URBANISMO não faz parte dessas ações, pois não são atividades desenvolvidas em eventos especiais ou feiras. Falso.
II. O MEIO AMBIENTE não faz parte dessas ações, pois não são atividades desenvolvidas em eventos especiais ou feiras. Falso.
III. A SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA não faz parte dessas ações, pois não são atividades desenvolvidas em eventos especiais ou feiras. Falso.
IV. O ABASTECIMENTO não faz parte dessas ações, pois não são atividades desenvolvidas em eventos especiais ou feiras. Falso.
V. A CULTURA/TURISMO não faz parte dessas ações, pois não são atividades desenvolvidas em eventos especiais ou feiras. Falso.