Questão 3/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação Leia o fragmento de texto a seguir: “A resposta à questão do ser somente poderá ser buscada a partir da análise do ente ao qual, por sua própria essência, compete a compreensão do ser. Esse ente entre todos privilegiado é o homem, ‘pastor do ser’, ‘clareira’ onde o ser se manifesta. A abordagem da questão ontológica só é possível, com efeito, a partir da consideração do ente que indaga sobre o ser”. Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: ZUBEN, Newton Aquiles Von. A fenomenologia como retorno à ontologia em Martin Heidegger. Trans/form/ação. Marilia (UNESP) vol. 34, n. 2. p. 85-102, 2011, p. 88. Disponível também em: . Acesso em 28 dez. 2014. A partir do fragmento de texto acima e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito de Martin Heidegger e suas proposições teóricas, classifique as afirmativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F): I. ( ) A principal preocupação de Heidegger, em suas proposições, estava fundada na metafísica e não na fenomenologia. II. ( ) A proposição de Heidegger sobre o ser humano pode ser considerada inspiração para a concepção filosóficas existencialista. III. ( ) Os escritos de Heidegger sobre o Dasein são fundamentados nos preceitos de uma psicologia filosófica. Agora, assinale a sequência correta: A F – F – V. B V – F – F. C F – V – F. D V – V – F. E V – F –V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
I é verdadeira. Heidegger era um filósofo da ontologia, uma nova forma de fazer a metafísica, e buscava se afastar da fenomenologia enquanto modelo teórico.
II é verdadeira, embora a definição de "existencialista" seja um tanto quanto nebulosa. São considerados existencialistas, por exemplo, pensadores tão diferentes quanto Camus, Sartre e Heidegger.
III é falsa. Heidegger se baseia nos preceitos de uma metafísica revisitada, a ontologia, e fundamenta o existencialismo, e não a psicologia filosófica.
É correta a alternativa D.
Perguntas interessantes