Questão 3/5 - Economia no Setor Público
“Uma das principais causas da crise ocorrida no Brasil no final da década de 1970 foi o choque do petróleo (1973 e 1978), que elevou o preço da energia e forçou os juros internacionais. Os impactos negativos desse momento para nossa economia foram o agravamento da situação fiscal do governo, o estancamento do crescimento e a aceleração da inflação. A partir de 1983, para solucionar o problema, foi desenvolvida uma política de geração de superávits externos, através da contenção da demanda interna e expansão das exportações, realizada mediante desvalorização cambial. Essas medidas não resolveram o problema, tendo contribuído para a chamada “década perdida”. (Adaptado)
Fonte: CULPI, Ludmila. Economia do Setor público: uma análise crítica. Curitiba: Editora InterSaberes, 2019. (Capítulo 3), p. 166.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, a qual crise a explicação acima se refere?
A
Crise de congelamento de preços
B
Crise da dívida externa
C
Crise do período militar
D
Crise do Estado
E Crise de fuga de capitais
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A crise citada no contexto acima é a Crise da Dívida Externa, que foi vivenciada no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980.
Com o choque do petróleo e a queda de circulação monetária do mercado interno nacional, a década de 80 ficou conhecida como Década Perdida, devido ao seu baixo crescimento econômico.
O nome da crise se dá devido ao Brasil ter adquirido empréstimos com os países exportadores de petróleo, que comumente os emprestavam a países em crescimento, como a dívida não conseguiu ser paga, o Brasil ficou com uma dívida externa alta.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás