Questão 3/5 - Controle Interno e Externo da Administração Pública
O controle interno é o controle realizado pelo próprio órgão, com o objetivo de verificar a exatidão e a fidedignidade dos dados contábeis e o cumprimento de leis e de regulamentos aplicáveis, além de promover a eficiência operacional. Os objetivos do controle interno são: promover operações ordenadas, econômicas, eficientes, eficazes; salvaguardar os recursos contra perdas, erros e fraudes; aderir às leis, aos regulamentos e às diretrizes superiores; e avaliar os elementos dispostos na contabilidade e nas demais áreas que servirão de informes e de relatórios contábeis, financeiros e operacionais. (Fonte: CORBARI, E. C; MACEDO, J. de J. Controle Interno e Externo na Administração Pública. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
O controle interno, em função de suas limitações, garante apenas uma razoável segurança que o alcance dos objetivos estão sendo alcançados, sendo assim responda: o que constituem-se as limitações do controle interno?
Soluções para a tarefa
As funções principais do controle interno estão relacionadas ao cumprimento dos objetivos da entidade. Portanto, a existência de objetivos e metas é condição principal para a existência dos controles internos.
O sistema de controle interno pode ser passível de falhas e erros provocados pela não compreensão plena dos procedimentos ou por fraudes com intuito de causar prejuízos à entidade.
As limitações inerentes aos controles internos são: erros de julgamento por informações inadequadas, falhas devido à falta de entendimento, conluio de indivíduos com intuito de alguma vantagem e atos praticados pela administração com objetivos ilegítimos.
Espero ter ajudado.
A eficiência no planejamento das ações, metas e prioridades da administração pública
Resposta:
Contingenciamento e restrições de recursos.
Explicação:
Pág. 102 Controle Interno e Externo da Administração. CORBANI e MACEDO 2012