Questão 3/5 - Antropologia Filosófica
Considere a seguinte passagem:
“O Iluminismo não foi um movimento homogêneo, quer dizer, não se trata de um conjunto de ideias sistemáticas ou de uma escola. Trata-se de uma postura e uma mentalidade em comum que envolve filósofos, matemáticos, físicos, de intelectuais de uma determinada época que procuravam, acima de tudo, se deixar guiar pelas ‘luzes da razão’ para dar sua contribuição ao progresso intelectual, social e moral [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Iluminismo. . Acesso em 23 dez. 2015.
A partir da passagem anterior e dos conteúdos do livro-base Antropologia Filosófica, sobre os pensamentos dos filósofos iluministas, relacione corretamente cada um dos filósofos a seguir ao seu respectivo pensamento:
David Hume
Barão de Holbach
Marquês de Condorcet
Rousseau
Immanuel Kant
( ) Defendeu que a ideia de Deus (divindade) é produto da reflexão do próprio ser humano sobre sua bondade e sabedoria, tornando-se assim, uma projeção em um Ser que portaria indefinidamente tais qualidades humanas.
( ) Sua pedagogia caracterizava-se ,entre outros aspectos, pelo (a): o direito a felicidade, a rejeição do método catequético, a necessidade de não ensinar muitas coisas e a evocação da natureza.
( ) Segundo esse filósofo, o espaço e o tempo não são coisas em si mesmas, mas simples modos de representação. Em outras palavras, as leis não existem nos fenômenos; o ente que lhes imputa uma legalidade é o sujeito.
( ) Defendeu a não submissão da moral à religião. Para o pensador, “sob a vontade divina, o crime pode-se tornar virtude e vice-versa.”
( ) Uma de suas principais temáticas foi o ensino público. Para o filósofo, a desigualdade entre os grupos sociais ao que se refere a cultura era “uma das maiores fontes de tirania”.
Agora, selecione a sequência correta:
A
1 – 3 – 5 – 4 - 2
B
1 – 4 – 5 – 2 - 3
C
2 - 1 – 5 – 3 - 2
D
3 – 1 – 4 – 5 - 2
E
2 – 1 – 4 – 3 - 5
Soluções para a tarefa
Filósofos e seu respectivo pensamento:
A sequência correta é: B 1 – 4 – 5 – 2 - 3
1. David Hume
2. Barão de Holbach
3. Marquês de Condorcet
4. Rousseau
5. Immanuel Kant
( 1 ) David Hume - Defendeu que a ideia de Deus (divindade) é produto da reflexão do próprio ser humano sobre sua bondade e sabedoria, tornando-se assim, uma projeção em um Ser que portaria indefinidamente tais qualidades humanas.
( 4 ) Rousseau - Sua pedagogia caracterizava-se, entre outros aspectos, pelo (a): o direito a felicidade, a rejeição do método catequético, a necessidade de não ensinar muitas coisas e a evocação da natureza.
( 5 ) Immanuel Kant - Segundo esse filósofo, o espaço e o tempo não são coisas em si mesmas, mas simples modos de representação. Em outras palavras, as leis não existem nos fenômenos; o ente que lhes imputa uma legalidade é o sujeito.
( 2 ) Barão de Holbach - Defendeu a não submissão da moral à religião. Para o pensador, “sob a vontade divina, o crime pode-se tornar virtude e vice-versa.”
( 3 ) Marquês de Condorcet - Uma de suas principais temáticas foi o ensino público. Para o filósofo, a desigualdade entre os grupos sociais ao que se refere a cultura era “uma das maiores fontes de tirania”.
Bons estudos!