Questão 3/5
A história nos mostra que até o início da crise econômica mundial dos anos 1930, prevaleceu nos principais países do mundo um modelo de Estado que era caracterizado por possuir um aparelhamento institucional pequeno e por pouco intervir nas atividades econômicas. (QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InteSsaberes, 2012, capítulo I)
Considerando os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta que apresenta qual modelo de Estado está identificado no texto:
A Esse modelo de Estado é geralmente chamado de socialista
B Esse modelo de Estado é geralmente chamado de liberal
C Esse modelo de Estado é geralmente chamado de comunista
D Esse modelo de Estado é geralmente chamado de integralista
E Esse modelo de Estado é geralmente chamado de desinteressado
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa B é a que melhor se aplica como correta.
Bem, o modelo liberal é aquele que visa a menor interferência do Estado nas práticas e atividades econômicas, pois neste caso o setor privado assume como principal polo de rotatividade financeira, e, os setores são privatizados, como hospitais, escolas, companhias se segurança, transportes entre outros.
Além disso, vale ressaltar que o Presidente Roosevelt estabeleceu o New Deal que foi uma medida para sanar a grande crise que os Estados Unidos vinham passando naquele momento, sendo décadas a frente substituída pelo liberalismo e atualmente pelo Neoliberalismo.
Até mais!
Resposta: LETRA "B" Esse modelo de Estado é geralmente chamado de liberal.
Explicação: A história nos mostra que até o início da crise econômica mundial dos anos 1930, prevaleceu nos principais países do mundo um modelo de Estado que era caracterizado por possuir um aparelhamento institucional pequeno e por pouco intervir nas atividades econômicas.
Esse modelo de Estado geralmente chamado liberal e que teve como principal ideólogo o filósofo escocês Adam Smith.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 28.