Questão 3/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Antes de nossa questão, vamos contextualizar o tema da delegação:
“No mundo corporativo, delegação é a atribuição a um subordinado da responsabilidade de planejar, decidir ou executar uma tarefa. O ato de delegar é sempre exercido por uma autoridade, ou seja, por um superior do colaborador escolhido para receber a missão. [...]
É importante sublinhar que uma autoridade delega apenas tarefas, não responsabilidades. Ao transferir poder para um subordinado, o líder continuará responsável pela tarefa perante os seus superiores, devendo prestar contas a eles. O processo de delegação, portanto, demanda consciência sobre a possibilidade de ter de responder por erros cometidos por subordinados.”
Fonte: DICIONÁRIO FINANCEIRO. O que é delegação na administração?. Disponível em: . Acesso em: 05 fev. 2020. (Destaques no original.)
De acordo com os estudos da disciplina sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) O gestor não só deve acompanhar a execução da tarefa delegada, mas deve fazer uma boa seleção de funcionários, comunicar com clareza as informações e propiciar que as pessoas sejam motivadas a executar as atividades.
( ) Na prática, verifica-se que, muitas vezes, administradores delegam, mas não acompanham a execução das tarefas e, em alguns casos, estas acabam nem sendo executadas.
( ) A delegação de tarefas deve ser restrita aos casos em que a atividade a ser delegada não tiver grande importância no contexto da empresa ou do setor pertinente.
De acordo com o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
A F, V, V.
B V, F, F.
C V, V, F.
D F, F, V.
E V, F, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C (V, V, F.)
Explicação:
Resposta:
LETRA C - V, V, F.
Explicação:
100% APOL
Você acertou!
“Ao delegar, o gestor precisa acompanhar o processo, o que permitirá ao funcionário designado para a função realizar sua tarefa sem comprometer o processo final. Destacamos esse procedimento porque, muitas vezes, constata-se que alguns ¬administradores delegam, mas não acompanham a execução das tarefas e, em alguns casos, estas não são executadas. [...] Além de acompanhar, recomenda-se que o gestor faça uma boa seleção de funcionários, comunique com clareza as informações e que as pessoas sejam motivadas a executar as atividades.”
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 86.