ENEM, perguntado por leiteemel, 1 ano atrás

QUESTÃO 2

Teresa Caldeira – Direitos Humanos ou Privilégios de Bandidos?

Enunciado: analise a charge a cima e disserte sobre os direitos que garantem ao indivíduos possibilidade de exercer a humanidade dentro do estado democrático e direito.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por dalmoalf
9

Na charge apresenta vemos uma crítica forte a política nacional de direitos humanos, em que apresenta um amplo desconhecimento dos personagens envolvidos em que um se questiona sobre o que seria direitos humanos e o outro não tem conhecimento sobre o que é ser um ser humano, em meio a um cenário deplorável de condição de vida satisfatório.



Dito isso temos que ter em mente que a charge não critica a lógica dos direitos humanos, mas sim a democracia que é exercida de maneira errada, pois ela deve ser sempre encarada como um instrumento de realização dos direitos políticos e sociais, definindo assim a maneira em como seus cidadãos devem participar das esferas de representação política, deixando de serem apenas eleitores periódicos. Logo, a garantia de uma qualidade de vida as pessoas é essencial para a legitimidade tanto da democracia como dos direitos humanos.



Mas infelizmente a condição social está estritamente ligada com os direitos obtidos socialmente. Num país em que existem imensas desigualdade sociais, os direitos humanos podem ser encarados muitas vezes como direitos de vagabundos, pois os privilégios de alguns são absurdamente maiores que os descasos de outros, a justiça social deve ser diferente para cada caso em especifico. Se ricos possuem o acesso mais fácil a escolas, hospitais, universidades e planos de saúde, por meio do Estado ou não, os mais pobres permanecem marginalizados em tantas burocracias governamentais. Logo, embora existam democracias políticas, isto é, garantidas por meio de eleições, as diferenças sociais impedem que setores mais pobres alcancem as mesmas oportunidades.



Analisando todo esse panorama percebemos que é essencial uma política pública de direitos humanos, pois ela garante o mínimo e o essencial para toda a população, reduzindo privilégios e ampliando a diversidade de vozes na esfera pública, inserindo pessoas apresentadas na charge, que talvez desconheçam o que seria direitos humanos e o que seria ser um ser humano. Assim garantindo um Estado democrático de direito para todos e não um Estado de privilégios para somente alguns possuírem seu lugar de fala enquanto a maioria esteja a margem da sociedade.

Perguntas interessantes