Ed. Técnica, perguntado por carlossantossamsung1, 10 meses atrás

QUESTÃO 2

Para Camargo (2014), automatizar uma máquina ou um processo consiste em utilizar sensores que informam a um controlador o valor atual de uma variável e, em função deste valor, este atua promovendo a ação desejada, dentro de limites definidos. O autor complementa a ideia ressaltando que na automação industrial de acordo com as necessidades do processo e dos tipos de tecnologias utilizadas, os sistemas mais comuns são os: fixos, programáveis, flexíveis ou integrados. Sendo responsabilidade do professional encarregado conhecer as propriedades e diferenças de cada um deles para serem aplicados a situações especificas.

CAMARGO, V. L. A. Elementos de Automação. São Paulo: Érica, 2014. (adaptado)

Considerando o texto acima e a respeito das propriedades dos tipos de automação industrial, avalie as afirmações abaixo.


I. Na manutenção integrada os processos reunem características comuns à automação fixa e programável.

II. Na automação fixa, uma vez criada uma determinada configuração de controle, não é possível alterá-la posteriormente sem realizar um novo projeto.

III. Na automação programável, as alterações ficam a encargo de um CLP, que controla a edição e a execução das tarefas, bem como define como o processo se comportará.

IV. Na automação flexível, as tecnologias permitem que uma indústria seja conectada a todos os estágios de produção de um determinado produto, desde o seu projeto até a sua manufatura.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
II e VI, apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por automacao111ozqnh8
7

Resposta:

Eu acho que essa questão devia ser anulada

Explicação:

I. Na manutenção integrada os processos reunem características comuns à automação fixa e programável.  (Incorreta, pois o termo correto seria automação integrada)

II. Na automação fixa, uma vez criada uma determinada configuração de controle, não é possível alterá-la posteriormente sem realizar um novo projeto.  (Correta, conforme página 17 do livro)

III. Na automação programável, as alterações ficam a encargo de um CLP, que controla a edição e a execução das tarefas, bem como define como o processo se comportará.  (Incorreta, pois as alterações ficam a encargo de softwares, Página 18 do livro)

IV. Na automação flexível, as tecnologias permitem que uma indústria seja conectada a todos os estágios de produção de um determinado produto, desde o seu projeto até a sua manufatura. (Incorreta, pois a conexão em todos os estágios da produção é referente ao termo Indústria 4.0)

Nas opções de resposta, a terceira opção esta como II e VI. Mas não temos a opção VI

Anexos:
Perguntas interessantes