QUESTÃO 2 País das Gerais, sou teu filho. Ninguém sabe quando sou boi, Ninguém sabe quando sou leão. Na planície me sinto triste, Na montanha me sinto alegre. Duro é saber que estou Lá embaixo, exilado e só, Sentindo a saudade da serra. Na montanha nasci, Por certo na montanha morrerei. (MOTTA, D. Elegias do País das Gerais. RJ: José Olympio/INL, 1988. p. 57.) Nesse trecho, o poeta mineiro Dantas Motta amplia o significado das palavras ao A) designar seu estado como País das Gerais e estabelecer oposição entre boi e leão. B) enfatizar que na planície se sente triste e na montanha se sente alegre. C) imaginar um país dotado de animais inexistentes em seu torrão natal. D) manifestar apreço pelo lugar em que nasceu em detrimento de outras regiões.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Letra B. Enfatizar que na planície se sente triste e na montanha se sente alegre.
Respondido por
7
De acordo com o trecho descrito no enunciado, a alternativa que mais se enquadra seria a letra D: manifestar apreço pelo lugar em que nasceu em detrimento de outras regiões.
Apesar de enfatizar a discrepância entre planície e montanha, da tristeza que sente ao estar na planície ao invés da serra, para onde pretende voltar, fica bem claro que o foco do trecho acima fala do sentimento em relação ao "País das Gerais", em detrimento de outras regiões.
Assim, o sentimento do poeta fica explicitado no sentimento de saudade demonstrado por sua terra natal, que apresenta características únicas, e onde ele é o que ele desejar.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás