Administração, perguntado por shirlep91, 1 ano atrás

Questão 2: Os autores Nonaka e Takeuchi classificam o conhecimento em explícito e tácito. O conhecimento explícito é aquele que pode ser facilmente codificado, podendo ser representado, armazenado, compartilhado e efetivamente aplicado. Enquanto o conhecimento tácito é difícil de ser expresso, representado ou comunicado. Os autores também apresentam quatro modos diferentes de conversão do conhecimento, em ambientes organizacionais, sendo eles a socialização, a exteriorização, a combinação e interiorização. TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Editora Bookman, 2008. Sobre os modos de conversão do conhecimento, avalie as opões abaixo (para resposta ver atividade prática no. 1).
I. A criação do conhecimento nas organizações ocorre, principalmente, pela interação dos dois tipos de conhecimento, o explícito e o tácito.
II. Uma equipe da área de assistência técnica, por exemplo, inicia o compartilhamento do conhecimento tácito, quando se reúne e um dos participantes explana como solucionou um problema complexo encontrado em determinado equipamento.
III. Denomina-se socialização a criação do conhecimento realizada por meio da educação e do treinamento formal, que se serve da sistematização de conjuntos de conhecimentos.
IV. A externalização é muito relevante para a criação do conhecimento organizacional, pois cria conceitos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.
V. Quando os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não por meio da linguagem formal, mas, sim, por meio da observação, imitação e prática, verifica-se a conversão do conhecimento, por intermédio da combinação.
É correto o que se afirma em:

a.I e V, apenas.

b.II e III, apenas.

c.I, II e III, apenas.

d.I, II e IV, apenas.

e.III, IV e V, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Lucilap
4

Olá!


Resposta Correta – Letra CI, II e III apenas.


Para que o conhecimento em uma organização possa ser compartilhado é preciso que o conhecimento tácito seja transformado em conhecimento explícito e é justamente o que a externalização proporciona, ou seja, ela não cria conceitos novos (afirmativa III – incorreta).


Só a observação, imitação e prática não são suficientes para a conversão do conhecimento. (afirmativa V- incorreta)


Bons estudos!

Respondido por edelson6949
0

Resposta:

Para os autores, quando o conhecimento explícito é internalizado, começa a fazer parte dos modelos mentais dos colaboradores.

Explicação:

Nonaka e Takeuchi apresentam um modelo de gestão do conhecimento com base na transferência, nas relações possíveis entre os conhecimentos tácitos (aqueles que aprendemos desde nossa infância e nos constituem) e explícitos (quando utilizamos os tácitos para adequar àquilo que fazemos). Dessa forma, sugerem as etapas da socialização, externalização, combinação e internalização em que serão discutidos e compartilhados os conhecimentos tácitos e convertidos em explícitos até que estes novos se internalizem e façam parte dos modelos mentais de seus membros.

Perguntas interessantes