Questão: 2. O que se entende por radiofármacos? Cite dois exemplos e sua utilização.
Questão: 3. Quando e como a radiação começou a ser usada na medicina?
Questão: 4. Quais as contribuições da radiação para a sociedade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
2°) Um radiofármaco é uma substância química que possui algum elemento radioativo associado (radioisótopo),que é reconhecido pelo organismo como similar a alguma substância que será processada por algum órgão ou tecido.
Tecnécio-99 e Flúor-18.
Um gerador tecnécio é um dispositivo a partir do qual pode-se retirar o radioisótopo tecnécio-99m (TC-99) proveniente do decaimemto radioativo do radioisótopo molibdênio-99 (mo-99).O gerador permite que o tecnénio seja produzido no local em que vai ser utilizado na produção de radiofármacos usados em medicina nuclear com finalidades diagnósticas,respondendo por 80% a 90% de todos os exames diagnósticos deste tipo.
O flúor-18 é muito utilizado pela indústria na síntese de radiofármacos,usado principalmente na obtenção de fluorodesoxiglicose (FDG) para uso em tomografia por emissões de pósitrons (PET).Sua importância se deve tanto a sua meia-vida curta e a fácil emissão de pósitrons,quando em decomposição.
3°) O uso da radiação na medicina teve início em 1895,com a publicação do artigo "sobre uma nova espécie de raios".Nele,o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen comentou a descoberta do raio X e sua capacidade de produzir fotografias internas do corpo.
4°) A radioatividade pode nos ajudar,e muito.por exemplo,na medicina.Na parte de diagnóstico,a medicina nuclear nos ajudar a localizar tumores,com a tomografia.Ela também nos ajudas a tratar alguns tumores,com a radioterapia.