História, perguntado por kaiquedeavela32, 7 meses atrás

Questão 2 - O QUE É MODERNIDADE? Qualidade ou estado do que é moderno. Período, influenciado pelo lluminismo, em que passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade. A partir destas duas definições sobre o que é a modernidade, marque V para as verdadeiras, e F para as falsas:
( ) É um período em que se desenvolve o antropocentrismo, ou seja, a ideia de que o centro de todas as coisas.
( ) A razão passou a ser o meio pelo qual os pensadores daquele período refletiam sol relação entre homem, natureza e sociedade.
( ) o lluminismo caracterizou-se pela crença de que o verdadeiro conhecimento estava iluminuras, representações artísticas sobre a Igreja Católica e a vida de Jesus Cristo.
( ) A modernidade representa uma forma de pensamento que surgiu na Europa e se i uma visão dominante a outros continentes, por meio da colonização.

urgente ​

Soluções para a tarefa

Respondido por annabeatrizs2807
0

Resposta:

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características. Entretanto, nessa trajetória que traçaremos aqui, o que nos importa é a trajetória do pensamento humano e o seu processo de construção. Para tanto, partiremos das reflexões de Zygmunt Bauman e de Max Weber para traçar uma linha que nos guie pelas mudanças do pensamento humano e sua conexão com a realidade histórica das pessoas que fizeram parte desse processo.É comum escutarmos ou nos referirmos à nossa realidade como moderna. O termo já é tão naturalizado em nossa língua que passou a ter o mesmo contexto de contemporâneo — o que coexiste em um mesmo período de tempo. Mas você entende o que é ou a que nos referimos quando tratamos de modernidade?

Para respondermos a essa pergunta, temos que voltar em nossa história e entendermos primeiro como é possível determinar a passagem de um período de tempo para outro. É comumente entendido que os eventos que se iniciaram com a Revolução Francesa foram o ápice da superação do pensamento e das organizações sociais tradicionais que marcaram o período medieval. O rompimento com o pensamento escolástico, método de pensamento crítico ainda ligado aos preceitos da Igreja Católica, e o estabelecimento da razão como forma autônoma de construção de conhecimento, desligado de preceitos teológicos, foram alguns dos primeiros passos em direção à construção do pensamento moderno.

O desenrolar da Revolução Francesa teve como base a construção ideológica que convencionamos chamar de Iluminismo. O pensamento iluminista e os pensadores empiristas, que acreditavam que o conhecimento verdadeiro estava na experiência a partir dos sentidos, estabeleceram a razão e a ciência como a forma verdadeira de se conhecer o mundo. Esse pensamento racionalista inerente ao Iluminismo revirou toda a estrutura social da França, que era construída sobre pilares tradicionais fundamentalmente teológicos, o que abalou todos os pilares sociais e políticos do país em que o domínio monárquico absolutista se apoiava. A monarquia francesa e seu poder assegurado pela provisão divina foram derrubados diante do fortalecimento dos ideais igualitários e do racionalismo. Nesse momento, fortalecia-se o pressuposto de igualdade (em que nenhum homem estaria acima de outro, nem mesmo o Rei), que, mais adiante, seria o ponto de partida para os primeiros movimentos democráticos nas Américas

Perguntas interessantes