História, perguntado por estevesdemendoncaman, 10 meses atrás

QUESTÃO 2: O Plano Salte (siglas formadas a partir das iniciais de Saúde, Alimentação, Transporte e Energia) foi lançado em 1948, com o objetivo de investir fortemente no crescimento do país. O governo de Dutra passou por dificuldades, especialmente no aspecto da economia. Sobre essa situação pode-se entender:
A) As ondas de greves que começaram em São Paulo e se alastraram rapidamente pelo Brasil, contribuindo para a queda da produção industrial.
B) A recessão gerada pela queda dos preços das sacas de café no mercado exterior, principal produto de exportação do Brasil no período.
C) Foi um reflexo dos gastos gerados pela participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, que levou os cofres públicos do Brasil quase à falência.
D) O governo promoveu liberação indiscriminada de importações, levando o país a gastar as reservas econômicas acumuladas no período da Segunda Guerra com produtos supérfluos.
QUESTÃO 3: Getúlio Vargas precisou lidar com vários focos de crise em seu segundo mandato. A tarefa de conciliar os interesses da elite sem prejudicar os trabalhadores não era fácil. Além da oposição de partidos políticos e empresários conservadores, o jornalista Carlos Lacerda passou a ser o mais ferrenho crítico de Vargas, atacando inclusive a figura pessoal do presidente. Getúlio Vargas e Carlos Lacerda vão se envolver no episódio conhecido como “Atentado na Rua Toneleiros”. Esse episódio:
A) Foi a tentativa de assassinar Vargas. Lacerda foi acusado por conspirar contra a vida do presidente e foi preso, diminuindo as pressões em cima do governo.
B) Foi a tentativa do golpe de militares e outros setores conservadores da sociedade, visando a retirada forçada de Vargas da presidência da república.
C) Foi a tentativa de assassinato de Carlos Lacerda por Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Vargas. O atentado foi um fracasso e Vargas foi acusado pelo atentado.
D) Foi a tentativa de golpe organizada por Getúlio Vargas, que tentou mobilizar os setores populares para instaurar uma segunda ditadura no Brasil.
QUESTÃO 4: “Guerra improvável, paz impossível”, disse o historiador francês Raymond Aron. A frase ilustra as relações internacionais Pós-Segunda Guerra Mundial. Sobre esse contexto, é correto afirmar:
A) A intensa rivalidade entre as superpotências lançava o risco de guerra, resultando numa corrida armamentista. Entretanto, a disputa armamentista suscitava o risco de destruição em massa, afastando a possibilidade de uma guerra direta entre as superpotências
B) O projeto Guerra nas Estrelas foi desenvolvido pela URSS como forma de garantir a hegemonia político-militar, sendo neutralizado pelos EUA, que, para isso, se valeram de campanhas com forte conteúdo ideológico e da extensão do seu domínio sobre o Terceiro Mundo.
C) Os EUA, debilitados pelo aumento dos gastos militares, limitaram-se comercialmente, perdendo importantes áreas de controle na América Latina para o bloco soviético.
D) Os movimentos revolucionários financiados pela URSS eclodiram principalmente no Terceiro Mundo.

Soluções para a tarefa

Respondido por jacksimara
0

Resposta:1) a 2) c 3) d

Explicação:

Esta ai melhor reposta espero que de ajude muito tchau


jacksimara: Antes mim segue
estevesdemendoncaman: mas sao tres questoes, pq tem 4 respostas?
jacksimara: Vou errado ok
jacksimara: Tira o 4
estevesdemendoncaman: como assim?
jacksimara: Pronto arrumei
jacksimara: Ok
estevesdemendoncaman: ok
jacksimara: Mim segue e mim adiciona como amiga
jacksimara: Eu ajudei vc
Respondido por yunnaxx
2

Resposta: questão 2

D) O governo promoveu liberação indiscriminada de importações, levando o país a gastar as reservas econômicas acumuladas no período da Segunda Guerra com produtos supérfluos.

Explicação:

As reservas econômicas nacionais acumuladas durante a Segunda Guerra foram gastas por meio de uma abertura comercial do mercado brasileiro para produtos importados, especialmente dos Estados Unidos. Com isso, os investimentos na ampliação da capacidade industrial do país não foram feitos, levando a necessidade de se criar alguma alternativa para o crescimento econômico do Brasil. O plano SALTE teve esse objetivo, mas falhou, pois boa parte de suas resoluções nem saíram do papel.

Perguntas interessantes