Filosofia, perguntado por lucianarany, 1 ano atrás

Questão 2: O grande avanço da Teoria Macroeconômica surgiu com o livro "A teoria geral do emprego, do juro e da moeda", escrito por Keynes em 1936. As ideias do autor partem do princípio de que: A) O mercado se ajusta automaticamente por meio de uma mão invisível. B) Não cabe ao Estado intervir na Economia com o objetivo de alcançar o pleno emprego. C) A fonte de riqueza de uma nação está na capacidade de gerar superávit nas operações de trocas internacionais, visando, principalmente, ao acúmulo de metais preciosos. D) O governo tinha não apenas a oportunidade, mas também a necessidade de orientar sua política econômica para promover a plena utilização dos recursos disponíveis na economia. E) A economia sempre funciona por meio de crises cíclicas, não havendo como o Estado intervir nesse processo.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
28
A afirmativa A é falsa, pois Keynes se opunha à teoria liberal clássica que defende o conceito da mão invisível, afirmando ser dever do Estado intervir na economia para garantir o pleno funcionamento dela.

A afirmativa B também é falsa, pois Keynes, apesar de defensor do capitalismo, defendia uma concepção intervencionista do capitalismo.

A afirmativa C também é falsa, pois esta postura caracteriza o mercantilismo, uma concepção econômica pré-capitalista, e não caracteriza bem as teorias de Keynes.

A afirmativa D é a afirmativa verdadeira e descreve bem o pensamento keynesiano.

A afirmativa E é falsa, pois era justamente para impedir as crises cíclicas do lvire mercado que Keynes defendia a atuação decisiva do Estado na economia.
Perguntas interessantes