ENEM, perguntado por prcarlossilva79, 10 meses atrás

QUESTÃO 2
O gráfico a seguir foi retirado do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, o qual apresenta um levantamento comparativo entre o número de crianças com algum tipo de necessidade especial em classes comuns e classes especiais ou em escolas especializadas. ​






TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019. São Paulo: Editora Moderna, 2019.


Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.


I. O número de matrículas de crianças com necessidades especiais em classes comuns sempre foi superior ao de matrículas em classes especiais/escolas especializadas.
II. De 2009 a 2018, triplicou o número de matrículas de crianças com necessidades especiais no Brasil em classes comuns.
III. Até 2010, prevaleceu a matrícula de crianças com necessidades especiais em classes especiais/escolas especializadas.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mifabi1
45

Resposta:

II e III apenas

Explicação:


mirtesmkt: Bem, entendo seu posicionamento, porem analisando o gráfico não aparece que esse aumento foi por causa de adesão a alunos com necessidades especiais, aparece em um contexto geral. Estou analisando as informações que constam no gráfico, claro que até poderia ser o fato gerador deste aumento em função de matriculas de crianças especiais em escolas comuns, mas não posso afirmar isso apartir do gráfico desta questão, apenas poderia supor.
rafaelelitee: Rafael ao multiplicar 3 x 27.031, não vai dar o valor exato como pede a questão, que é o valor de 81.254, então a resposta deve ser dada para a III apenas, foi o que pensei também, caso a resposta seja dada para a II e III, terão que anular a questão, por que 3 x 27,031 não triplica o numero de matricula exato.
mirtesmkt: Concordo contigo Rafael, se o gabarito for diferente esta questão deverá ser anulada.
rafaelaparecidp6kzo9: minha resposta será a numero III apenas! não estou induzindo de forma alguma vocês a marca-la, apenas é minha opinião, posso estar errado, como diz a validação pelo cliente, tentativa e erro!
marcostresco: A III não é correta, basta olhar no gráfico que já em 2009 havia 27031 mil crianças com necessidades especiais matriculadas em escolas comuns, portanto somente a alternativa II esta correta.
Usuário anônimo: entao... Até 2010, e 2009 prevaleceu a matrícula de crianças com necessidades especiais em classes especiais/escolas especializadas, esta no grafico.é vvd
Usuário anônimo: 2011 que a situação mudou, prevalecendo a matrícula de crianças com necessidades especiais em classe comuns.
edsonreinert1: APENAS A III - se fizer a soma de todos os anos tanto de comuns como especiais resultará em apenas 2,5 não 3 como fala o enunciado... portando a ii está errada.
GilsonFreitas1: Mas não é a soma meu caro, é o número de 2009 triplicado que dá 81...
erikavs: concordo que seja II e III verdadeiras!
Respondido por mirtesmkt
30

Resposta:

Alternativa 3  lll - apenas

Explicação:

A 1º alternativa podemos descartar, visto que o gráfico nos mostra que este fato não é verdadeiro.

A 2º alternativa diz que o número de matrículas triplicou, até ai tudo bem, porem não podemos dizer que isso é relacionado ao acesso de crianças com necessidades, mas sim no geral, portanto não é possível classificar como correta.

A 3º  alternativa é a única em minha opinião que está coerente a afirmação em relação ao gráfico. Portanto, após analisar os dados classifico a alternativa 3: III, APENAS COMO CORRETA.

A 4º alternativa não corresponde com o gráfico.

A 5º alternativa não pode ser pois não deixa claro que o aumento é em função de portadores de necessidades, grafico demostra   no geral.

Basta analisarmos o contexto histórico, onde no ínicio tinhamos as escolas especializadas, exemplo: pessoas com sindrome de Down, estudavam na Apae, hoje elas estão inseridas em escolas comuns, porem o gráfico não diz que este aumento é de alunos que necessitam de um atendimento especial, até porque bem sabemos que é de livre arbitrio os pais escolherem onde os seus filhos "especiais" necessitam estudar, e na grande maioria matriculam em escolas comuns, fato este que muitas das escolas especializadas deixaram de existir.


rafaelelitee: Analisei esses dias é cheguei a conclusão, vou de II e III apenas, porque ao chegar a 81.000 em matriculas em classes comuns em 2018, desde 2009 é considerado que triplicou, mesmo que no gráfico está 81.254, triplicou ao chegar a 81 mil, informações no anuário da educação de 2019.
mifabi1: Concordo!!!
Usuário anônimo: MAS GENTE,NAO É PORQUE O GRAFICO VAI ATE 2018,QUE É OBRIGADO A ANALISAR ATE 2018.SE ESTA PEDINDO PARA ANALISAR ATE 2010,SO ANALISAR ESQUECE O RESTANTE...É POR PERIODO.NAO VEJO NADA DE ERRADO ALI.
Usuário anônimo: II E III CORRETAS
Usuário anônimo: FAÇAM AS CONTAS.TRIPLICOU
alvaroliber: O gráfico a ser analisado é o cinza, não o verde. Alternativa 3 é a correta.
Usuário anônimo: classes comuns é o verde
Usuário anônimo: II. De 2009 a 2018, triplicou o número de matrículas de crianças com necessidades especiais no Brasil em classes comuns.
ffllavya: Eu concordo com a II esteja correta, pois triplicou mas estou em dúvida na ||| porque ao meu entender não prevaleceu ate 2010. Ficou tendo matrículas até o final. Será que estou pensando de forma errada?
rosivaldomaximo: II e III estão corretas. Lendo o enunciado da questão entende-se que a questão fala apenas de crianças com necessidades especiais. Então, a alternativa II está correta qd afirma que a qtdd de crianças especiais nas classes comuns triplicaram, como mostra na coluna de cor verde
Perguntas interessantes