Saúde, perguntado por danyluna1405p646se, 1 ano atrás

Questão 2. “O estudo das doenças renais é facilitado pela sua divisão em doenças que afetam os quatro componentes morfológicos básicos: glomérulos, túbulos, interstício e vasos sanguíneos. Esta abordagem tradicional é útil, já que as primeiras manifestações da doença que afeta cada um destes componentes tendem a ser distintas. Além disso, alguns componentes parecem ser mais vulneráveis a formas específicas de injúria renal; por exemplo, a maioria das doenças glomerulares é mediada imunologicamente, enquanto que os distúrbios tubulares e intersticiais são frequentemente causados por agentes tóxicos ou infecciosos”. Fonte: KUMAR, V. et al. Robbins & Cotran – Patologia: bases patológicas das doenças. 8ª ed. Filadélfia: Saunders Elsevier, 2010. p. 914. Em casos mais avançados de desidratação, como o que houve com o cantor Luciano, qual é o resultado esperado no teste de depuração de inulina? a) Altas concentrações de inulina na urina porque os túbulos contorcidos distais secretam a inulina que não foi filtrada. b) Concentração de inulina semelhante na urina e no sangue, pois a filtração de inulina será de 100%, uma vez que os diuréticos não afetam a filtração glomerular, mas sim reabsorção e secreção tubulares. c) Baixas concentrações de inulina porque o túbulo contorcido proximal reabsorve quase totalmente a inulina filtrada, e a inulina não é secretada. d) Altas concentrações de inulina, pois o glomérulo é responsável pela reabsorção da inulina, função que estará prejudicada nesse paciente. e) Baixas concentrações de inulina porque o processo de filtração glomerular está prejudicado nesse paciente, e a inulina não é secretada e nem reabsorvida.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
5

e) Baixas concentrações de inulina porque o processo de filtração glomerular está prejudicado nesse paciente, e a inulina não é secretada e nem reabsorvida.

Sabe-se que a inulina pode ser definida como um parâmetro para a taxa de filtração glomerular, visto que a mesma não é reabsorvida, nem secretada pelo glomérulo, visto que as enzimas não são capazes de a metabolizar.

Por conta disso, o resultado esperado se mostrará prejudicado no paciente.

Perguntas interessantes