QUESTÃO 2 O autoquestionamento e a curiosidade são atributos humanos, assim como a excitação da exploração e a alegria da descoberta. Com a Filosofia, acima de tudo, temos a satisfação de chegar a crenças e ideias por meio de nosso próprio raciocínio, e não por imposição da sociedade, da religião, da escola ou mesmo dos filósofos consagrados. O trecho da questão contrapõe a ideia da busca do conhecimento filosófico por meio do autoquestionamento em oposição às crenças impostas pela sociedade. Tais crenças se referem ao conhecimento do tipo *
A) analítico.
B) dialético.
C) estético.
D) popular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) Popular
Explicação:
Sabes que essa pergunta é nem interessante? Pois, sim! Desde a idade medieval o homem busca soluções para questões da natureza e religião, à exemplo disso temos a mitologia grega, em um de seus contos sobre o porquê da chuva cita-se Thor, dizendo que ele está com o martelo brigando com gigantes e, por isso, ocorrem raios furiosos, a seca, no entanto, ocorre quando os gigantes roubam o martelo do deus. Essa era uma das explicações para o fenômeno chuva. Contei isso a você para que entenda que esse é um conhecimento popular, que é repassado de geração para geração.
Por isso, Socrátes dizia que nada sabia, pois buscava por meio da dialética (conversa) ter suas próprias conclusões, utilizando-se do senso comum para buscar seus próprios ideias, sem deixá-lo invadir seu raciocínio lógico.
Espero que goste!