História, perguntado por alvearcastillo, 6 meses atrás

QUESTÃO 2
Nas obras “A Política” e “De Anima”, de Aristóteles, há a sistematização teórica de seu projeto para a educação da polis grega. Sobre a concepção de educação em Aristóteles, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


Devido à sua concentração no campo da política há, em Aristóteles, a ideia de uma escola organizada e mantida pelo Estado. Vale frisar que a educação deveria ter caráter político: todos os cidadãos da pólis teriam de frequentá-la, a fim de garantir a harmonia e o bem-estar da cidade.

PORQUE

Apesar de ser uma sociedade escravista dividida em classes sociais antagônicas, foi na Grécia Antiga que surgiu a primeira ideia de uma escola de Estado, e quem a elaborou foi o filósofo Aristóteles. Preocupado com o bem comum da polis (a cidade-Estado), ele entendia que, se a finalidade do Estado era única, isto é, propiciar o bem comum, só uma educação igual para todos os cidadãos.

Acerca dessas asserções, considere a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As duas asserções são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por somcamargo806
14

Resposta:

Alternativa 1

Explicação:

A resposta esta presente na página n°60 do livro didático.

Respondido por Suzi072022
0

Aristóteles criou uma teoria pedagógica voltada à educação desde a infância dentro do contexto da pólis, ou seja, baseada na educação pública. Esse processo ocorre, inclusive, durante a vida adulta, quando se desenvolve a eudaimonía.

A educação aristotélica se baseava na na formação moral do indivíduo, com o ensinamento de valores que o possibilita viver em sociedade e de forma plena. Dessa forma, as duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Aristóteles escreveu durante o período clássico (V a.C. - IV a.C.) da Grécia Antiga, no século IV a.C. Nesse momento as pólis gregas, como Atenas, Esparta, Tebas já tinham se expandido e as primeiras manifestações democráticas ganhavam palco.

Só participava da democracia os cidadãos, uma pequena porcentagem da população. Ou seja, a educação, apesar de descrita como universal, atingia apenas os indivíduos das classes mais altas, que tinham posses, eram homens e maiores de 21 anos.

Educação Aristotélica

  • A base da pedagogia de Aristóteles era a política, pois todos os atos do indivíduo impactam o seu meio social.
  • A educação para o filósofo é mais ampla do que conhecemos hoje, já que a via como um processo que durava a vida toda, sendo os espaços públicos (como a ágora, as praças, as assembleias) os locais para a aprendizagem.
  • O objetivo da educação era a felicidade e a virtude, algo que se alcançava com a plenitude individual e a atuação na vida pública.

Para maiores informações sobre a Grécia Antiga, confira https://brainly.com.br/tarefa/22747256

#SPJ2

Perguntas interessantes