QUESTÃO 2 - Leia o texto abaixo.
Micróbios - amigos ou inimigos? Matam ou engordam?
Tem uma coisa que os adultos dizem que eu tenho certeza de que aborrece as crianças: “Vá lavar as mãos antes de comer! Ela está cheia de micróbios. Não coma esse troço que caiu no chão! Lave logo o machucado, senão os micróbios tomam conta!” Daí a criança vai logo pensando: “Coisa chata essa de micróbio!” E os micróbios vão ficando com essa fama de monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de desleixo. Mas sem micróbios e bactérias também não dá para viver, porque há um montão deles que são essenciais para manter vida em nosso planeta. Quando a gente vai lavar as mãos antes de comer fica até meio desapontado, pois não vê micróbio nenhum. E acha aquilo um exagero. É que os micróbios são microscópicos.
Atualmente são considerados micróbios ou microorganismos os fungos, as bactérias, os vírus, algumas algas e os protozoários. Os micróbios - não há como negar - são responsáveis por uma série de aborrecimentos: gripe, sarampo, tifo, malária, febre amarela, paralisia infantil e um bocado de coisas mais.
Mas também há inúmeros micróbios benéficos, que decompõem o corpo morto das plantas e animais, transformando suas moléculas complexas em moléculas pequenas, aproveitáveis na nutrição das plantas. O vilão de nossa história, portanto, não é totalmente malvado. Se ele desaparecesse, nós também acabaríamos junto com ele.
O tema do texto é: *
1 ponto
A) a chatice dos micróbios.
B) a falta dos micróbios.
C) o papel dos micróbios.
D) o desaparecimento dos micróbios.
Opção 5
Soluções para a tarefa
Respondido por
53
C) o papel dos micróbios.
Respondido por
4
o papel dos micróbios
Explicação:
por que os micróbios tem doenca
Perguntas interessantes