História, perguntado por Cai0oo, 7 meses atrás

Questão 2
(Gualimp – adaptado) As primeiras cidades mesopotâmicas são chamadas pelos historiadores de cidades-Estado. Essa denominação decorre das seguintes características:

(a) Por estarem unificadas politicamente a um Estado central, que coordenava cada uma das cidades.

b) Por manterem uma unidade independente, governada por um Estado central, mas que respondia a uma autoridade imperial.

c) Por terem autonomia econômica e religiosa, mas manterem-se subordinadas a uma confederação, à qual deveriam pagar tributos.

d) Por serem independentes, possuírem um governo próprio, divindades protetoras e capacidade de defesa militar própria.

e) Nenhuma das alternativas acima.​

Soluções para a tarefa

Respondido por cs3451779
6

Letra D

Explicação:

LETRA D

As primeiras cidades mesopotâmicas, formadas pelos sumérios, são classificadas pelos historiadores como cidades-Estado por possuírem autonomia. Assim, cada cidade possuía sua própria administração, com reis e deuses protetores distintos, sendo função da cidade garantir sua própria proteção. A partir dos acadianos, surgiu o primeiro governo centralizado.

Respondido por yohannab26
2

 As Cidades-estados receberam essa nomenclatura por serem independentes, possuírem um governo próprio, divindades protetoras e capacidade de defesa militar própria. ( Alternativa e)

Cidades-Estados

 As cidades-estados foi uma forma de organização social e política que vigorou durante o século VIII a.C. Seu funcionamento baseava-se na independência das pólis ( = cidades) .

 Os três elementos que formavam as cidade-Estado eram:

  • Autonomia política
  • Costumes e religião
  • Transições monetária

Cada cidade tinha seu método de política, religião e economia. Como Esparta e Atenas que foram as primeiras cidades-estados da Grécia Antiga. Porém, com características bastantes distintas, o que explica as cidades estados não compartilharem de costumes e leis.

Espartas possuía uma economia agrária e sua população era destinada a ser bons guerreiros, predominava a pedagogia militarista. Por outro lado, Atenas tinha como principal economia a expansão marítima. Era conhecida como educadora, focava no crescimento intelectual.

Para mais informações, acesse:

Diferenças na organização de Atenas e Esparta: brainly.com.br/tarefa/10382658

Anexos:
Perguntas interessantes