Biologia, perguntado por gilvanecosta066, 6 meses atrás

Questão 2: Explique o que se tratava a teoria da Abiogênese? E de forma ela foi questionada​

Soluções para a tarefa

Respondido por KlingerBR
1

Resposta:

A teoria da abiogênese afirmava que a vida surgia de matéria inanimada, ou seja, de um material sem vida. O filósofo grego Aristóteles, que contribuiu em vários aspectos para o desenvolvimento da sociedade, era um dos defensores dessa teoria, que era aceita por importantes estudiosos.

Segundo a teoria da geração espontânea, criar um ser vivo era bastante simples. Podíamos, por exemplo, criar ratos a partir de roupas sujas e alguns grãos de trigo. Fazendo essa mistura, bastava esperar alguns dias e teríamos o novo ser, criado a partir de matéria inanimada.

Explicação: A forma que foi questionada:

Dois Experimentos de Redi e Pasteur foram testados e em ambos provaram que a vida não poderia surgir de matéria inanimada ou sem vida.

Experimento de Redi

A teoria da abiogênese, no entanto, não era aceita por todos, e alguns pesquisadores resolveram fazer estudos para desmentir essa ideia equivocada. O primeiro deles foi Francesco Redi, que montou um experimento em que pedaços de carne eram colocados em potes de vidro fechados e outros abertos por um determinado período de tempo.

Ao final do experimento de Redi, ele observou que as larvas surgiam apenas nos vidros que não estavam tampados e que haviam sido visitados por moscas. Ele concluiu, então, que era impossível a vida surgir de um material não vivo, uma vez que a carne tampada não apresentava larvas e que estas provavelmente surgiam de ovos colocados pelas moscas. A partir dessa conclusão, a teoria da abiogênese foi abalada.

Experimento de Pasteur

Inicialmente Pasteur colocou caldos nutritivos no interior de frascos de vidros com um longo gargalo. Posteriormente, o pesquisador curvou os gargalos de modo que nenhuma partícula presente no ar entrasse em contato com o caldo. Depois desse momento, ele ferveu o caldo nutritivo para matar quaisquer micro-organismos ali presentes.

Passados alguns dias, nada surgiu no interior dos frascos, provando que a vida não poderia surgir de matéria inanimada. Para concluir sua hipótese, Pasteur quebrou o gargalo dos vidros e, após alguns dias, começou a surgir vida no interior dos frascos, uma vez que tiveram contato com micro-organismos presentes no ar.

Se puder marcar com melhor resposta agradeço :3

Perguntas interessantes