Questão 2. Em um laboratório de física, há uma pista plana e lisa, de largura L = 20,0 cm, com pequenos furos por onde é forçada a passagem de jatos de ar. Sobre esta pista, desliza um pequeno disco de plástico com ação desprezível de forças dissipativas graças à fina camada de ar formada entre a superfície inferior do disco e a pista. Em estabelecimentos de diversão, as máquinas de hóquei de mesa apresentam um arranjo parecido com este. Considere que um disco é lançado do ponto O, no instante t = 0, obliquamente, com um ângulo θ = 60◦ e velocidade de módulo v0 = 28,0 cm/s, conforme ilustrado na figura. Suponha que o disco deslize pela superfície sem a ação de qualquer força resistiva e, ao colidir, ocorra apenas a inversão da componente y de sua velocidade. Usando o sistema de referências adotado na figura, passados 4,00 s, determine:
(a) número de colisões com as paredes;
(b) distância percorrida pelo disco, em cm;
(c) módulo do deslocamento em relação à posição inicial, em cm.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) 4 colisões
b) 112 cm
c) 58 cm
Explicação:
a) Vamos achar quando o disco percorreu na direção vertical:
Como a cada 20 cm existe um choque, temos que ocorreram , ou seja, 4 choques completos.
Além disso, como 4 choques são 80 cm percorridos, os outros 15,2 cm é o que o disco já percorreu em vias de realizar o 5º choque.
b) Para achar a distância total percorrida basta usar o módulo da velocidade, sem necessidade de decomposições, pois não importam as direções e sentidos:
c) Vamos achar quando o disco percorreu na direção horizontal:
Então sabemos que o disco estará na posição horizontal 56 cm.
Vimos na letra "a" que o disco já havia percorrido 15,2 cm antes do 5º choque. Com isso, basta fazermos um Teorema de Pitágoras para achar o módulo do vetor deslocamento (D) da origem (O) até o final do percurso: