QUESTÃO 2
Desde a mais alta antiguidade clássica, principalmente desde Sócrates, Platão e Aristóteles, os assuntos políticos impressionam o gênero humano, sequioso de conhecê-los e aprofundá-los. Aristóteles conclui na Grécia um ciclo de estudos políticos conscientemente especulativos. No entanto, nos fragmentos das constituições que o filósofo estagirita analisa, bem como nas últimas páginas políticas de Platão, seu predecessor, que no Livro das Leis passara já do Estado ideal e hipotético ao Estado real e histórico, avultam considerações de índole sociológica, antecipações que deixam de ser puramente filosóficas.
Adaptado de: BONAVIDES, P. Ciência Política. 15. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.
Com base no excerto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que corresponde ao pensador responsável por elaborar sistematicamente uma filosofia política:
Alternativas
Alternativa 1:
Platão.
Alternativa 2:
Maquiavel.
Alternativa 3:
Aristóteles.
Alternativa 4:
Santo Agostinho.
Alternativa 5:
São Tomás de Aquino.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Platão
Explicação:
É a partir de PLATÃO (427-347 a.C.) que se começa a elaborar, sistematicamente, uma filosofia política, através da qual o grande filósofo “descreve e avalia os modos de organização política então existentes, mas, acima de tudo, constrói, à luz da razão, um projeto político”, cujo objetivo é, em última análise, conduzir ...
Apenas Platão, entre os autores elencados, teve os seus conhecimentos reconhecidos por elaborar uma filosofia política. Maquiavel não falava sobre filosofia política, mas sobre a política em si. Os demais autores não escreviam sobre política (alternativa 1).
Política e Platão
Platão via a política como o único meio para que as pessoas pudessem viver em grupos, organizando a forma de vida e as relações formadas entre as pessoas e órgãos.
Essa filosofia é estudada e aplicada até hoje por diversos agentes políticos ao redor do mundo.
Mais sobre Platão
https://brainly.com.br/tarefa/80258
#SPJ5