Ed. Técnica, perguntado por diogocamila22, 8 meses atrás

QUESTÃO 2
Dentre os principais focos do sistema de saúde e segurança ocupacional está a utilização de métodos e ferramentas que auxiliem na eliminação ou minimização dos riscos para que não resultem em acidentes de trabalho. Neste aspecto, uma ferramenta essencial é o estudo de riscos e operabilidade (HAZOP), que é para identificar riscos e compreende a análise de vulnerabilidade, análise de consequências, e análise de frequências e probabilidades.

POLASTRI, P.; MANTOVANI, M. T. S. R. Gestão Integrada da Qualidade. Maringá: Unicesumar, 2020.

Com a utilização desta ferramenta, profissionais de segurança no trabalho podem estudar riscos existentes ou riscos potenciais a colaboradores ou equipamentos, além de possíveis anomalias de projetos. Assim, considerando esta ferramenta e sua aplicação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Se durante o processo produtivo for identificado um risco que resulta em parada do processo produtivo, automaticamente este deve ser classificado como médio, porém tolerável mediante controle.

Alternativa 2:
Após a análise de probabilidades, se um risco for identificado com possibilidade de ocorrer três vezes por mês, este é classificado como crítico, independente da classificação de suas consequências.

Alternativa 3:
A análise destes dados deve considerar situações do ambiente interno de trabalho, desconsiderando a opinião pública, pois este fator não pode se controlado pela organização e não afeta a vida dos colaboradores.

Alternativa 4:
Por meio da ferramenta HAZOP é possível substituir outras ferramentas de gerenciamento de riscos, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, pois estes já são abordados pela ferramenta.

Alternativa 5:
Caso um risco ofereça potencial de provocar dano grandes em instalações e máquinas, e tenha probabilidade de ocorrer uma vez por mês, este risco deve ser classificado de classe alta, frequente e, consequentemente, de significância crítica.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
12

Considerando esta ferramenta e sua aplicação, a alternativa correta é:

5) Caso um risco ofereça potencial de provocar dano grandes em instalações e máquinas, e tenha probabilidade de ocorrer uma vez por mês, este risco deve ser classificado de classe alta, frequente e, consequentemente, de significância crítica.

Se um risco é capaz de causar grandes danos as maquinas e as instalações e pode ocorre uma vez por mês, ele é um risco alto e de significância critica, já que ele pode parar a produção e causar um prejuízo enorme.

O HAZOP não é capaz de substituir ferramentas de gerenciamento de risco, isso porque o HAZOP é uma forma de estudar a produção e todo o risco no qual ela está envolvido, não necessariamente dará a solução.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes