QUESTÃO 2
Considere os termos sintáticos essenciais que formam a oração e, com base neles, compare os dois textos.
Texto 1 disponível em: . Acesso em: 06 mar. de 2020.
Texto 2 disponível em: . Acesso em: 06 mar. de 2020.
Com base no exposto, analise as asserções a seguir.
I. A primeira oração de cada um dos textos apresenta o mesmo tipo de predicado, ou seja, nominais, uma vez que as orações têm, como base, verbos de ligação.
II. O verbo “estar”, embora, normalmente, se classifique como de ligação, no segundo texto, junto a "sobrevoar", funciona como significativo, o que leva à classificação do predicado verbal.
III. No segundo texto, há duas orações, tendo em vista o número de verbos. Nas duas, o sujeito está oculto, pois o identificamos, mas ele não aparece explicitamente.
IV. O termo “senhores passageiros” não funciona como sujeito da oração do texto 2, uma vez que esse termo sintático está oculto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Também não consegui chegar a um veredito nesta questão. Imagino que seja o item II e IV apenas. No entanto ainda tenho minhas dúvidas.
Explicação:
Resposta:
II e IV, apenas
Explicação:
Errada I. A primeira oração de cada um dos textos apresenta o mesmo tipo de predicado, ou seja, nominais, uma vez que as orações têm, como base, verbos de ligação.
A primeira oração do texto 1 apresenta um predicado nominal com verbo de ligação. Já a única oração do texto 2 apresenta um predicado verbal formado por uma locução verbal. Logo não apresentam o mesmo tipo de predicado.
Correta II. O verbo “estar”, embora, normalmente, se classifique como de ligação, no segundo texto, junto a "sobrevoar", funciona como significativo, o que leva à classificação do predicado verbal.
Locução verbal formada por verbo auxiliar (ser) mais verbo principal no gerúndio (sobrevoar).
Errada III. No segundo texto, há duas orações, tendo em vista o número de verbos. Nas duas, o sujeito está oculto, pois o identificamos, mas ele não aparece explicitamente.
Devemos sim contar o número de verbos para saber quantas orações existem, mas devemos analisar primeiramente se esses verbos não formam locuções verbais. (estamos sobrevoando = sobrevoamos).
Correta IV. O termo “senhores passageiros” não funciona como sujeito da oração do texto 2, uma vez que esse termo sintático está oculto.
O termo "senhores passageiros" é vocativo, termo independente da oração. E o sujeito está oculto, podendo ser identificado pela desinência número pessoal do verbo "estamos" (sujeito oculto NÓS).
Voilà.
Essas são minhas considerações, sujeitas a discordâncias, erros e acertos. Também sou humana!!