Questão 2 Analise o documento a seguir: Mao Tsé-Tung ao lado de Stalin em uma cerimônia organizada para o aniversário de 71 anos de Stalin em Moscou, em dezembro de 1949. Atrás deles está o marechal da União Soviética Nikolai Bulganin . À direita de Stalin está Walter Ulbricht da Alemanha Oriental e na borda Yumjaagiin Tsedenbal da Mongólia Por Desconhecido - Helsingin Sanomat, Domínio público. Disponível em: . Com base no documento imagético acima, assim como, na Unidade V de seu livro didático, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. No documento imagético identificamos o líder da China Comunista Mao Tsé-Tung ao lado do líder da União Soviética Josef Stalin. A foto, tirada em Moscou, é um dos principais símbolos de uma aliança total da China com a URSS, que perdurou até a década de 1990, essa aliança determinou o que viria a acontecer na China nas décadas seguintes. PORQUE II. Foi a aliança com Stalin e o seu Plano Quinquenal, que motivou Mao Tsé-Tung a realizar as quatro grandes modernizações da China, que, por sua vez, possibilitaram a industrialização e o desenvolvimento tecnológico do país, tornando-se a partir de 1950 a potência que conhecemos até os dias atuais. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
As asserções I e II são falsas.
Explicação:
A aliança total da China com a URSS não perdurou até 1990 e sim até 1957, quando Khrushchev passou a liderar o governo soviético.
A China não se tranformou na potência que conhecemos hoje a partir de 1950 mas sim em 1978 depois da introdução de reformas econômicas.
Respondido por
2
Observando as alternativas que tratam sobre os governantes Joseph Stalin, líder da União Soviética e Mao Tse-tung, líder da República Popular da China, e suas respectivas alianças, podemos afirmar que as alternativas I e II são falsas.
Análise Sobre Alianças Entre União Soviética e República Popular da China
- I- A aliança entre a República Popular da China e a União Soviética não perdurou até a década de 90, ela terminou em 1960.
O fim da aliança foi marcada pela discordância de Mao diante da adoção soviética da política de Coexistência Pacífica, que pretendia forjar uma conciliação diplomática entre Estados Unidos e União Soviética. Para Mao, esse ato era considerado uma traição ao verdadeiro socialismo.
- II- A China não se tornou uma potência em 1950, pois nesse período ainda vivia em um estado que beirava ao feudalismo. Foi apenas após a Revolução Chinesa, em 1949 que medidas para mudar o rumo da nação chinesa foram se concretizando.
Saiba mais sobre "República Popular da China" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49559108
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Lógica,
11 meses atrás