QUESTÃO 2 A economia de compartilhamento é um modelo econômico definido como uma atividade baseada em peer-to-peer (P2P) de aquisição, fornecimento ou compartilhamento de acesso a bens e serviços que, muitas vezes, é facilitado por uma plataforma on-line baseada na comunidade. A economia compartilhada envolve transações ponto a ponto de curto prazo para compartilhar o uso de ativos e serviços ociosos ou para facilitar a colaboração. CASTRO, Sílvio. Tecnologia. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2021. A partir da leitura do texto na íntegra e relacionando com o conteúdo estudado sobre “Tecnologia”, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A relação da tecnologia compartilhada com o uso ativo de serviços facilitam a fiscalização do governo quanto à normatização sobre pagamentos e custos, o que impede a utilização inadequada desses serviços. PORQUE II. A economia compartilhada representa uma nova forma de consumo em que as pessoas estão mais dispostas a alugar, emprestar ou compartilhar bens em vez de comprar. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Por outro lado, especialmente no Brasil, importante destacar que eventuais novas obrigações acessórias destinadas especificamente à economia compartilhada e colaborativa não podem resultar em tributação desigual entre tais negócios e aqueles em que a aquisição de bens e serviços é feita de forma tradicional, na medida em que o sistema tributário brasileiro tem como fundamento o princípio da isonomia tributária, previsto no artigo 150, II, da Constituição Federal de 1988, que impede a diferença de tratamento entre contribuintes.
Verifica-se que as inovações tecnológicas da economia digital também propiciaram diversas inovações transacionais da economia tradicional, sendo necessária a edição de regras que não afetam o potencial de desenvolvimento e de inovação da economia compartilhada e colaborativa. Nesse sentido, não há dúvidas de que as novas tecnologias, notadamente aquelas relacionadas a meios de pagamento, podem auxiliar na estruturação de regras de compliance, de modo a facilitar a troca de informações entre as autoridades fiscais (cf. artigo 37, inciso XXII, da Constituição Federal de 1988) e, com isso, assegurar a tributação isonômica.
A segunda proposição é verdadeira, pois "Esse tipo de economia foi introduzido por entusiastas de tecnologia, dando início a uma nova forma de consumo, em que as pessoas preferem alugar, tomar emprestado ou compartilhar, em vez de comprar."
Portanto eu marcaria a Alternativa 4.
As ciências econômicas são epistemologias que dizem respeito à produção realizada pelos homens (4).
A primeira proposição é falsa, pois não há um engajamento em relação à economia compartilhada, isso porque as pessoas estão cada vez mais consumistas e acumuladoras.
A economia tem um papel imprescindível na sociedade e exerce influência às nações, países e continentes. Assim, ela tem como princípio a escassez, pois lida com riquezas finitas e estuda meios de como reduzir e/ ou inibir o dispêndio desnecessário dos recursos naturais.
Assim, a economia refere-se ao consumo, à quantidade de recursos disponíveis, produtos, mercados, riquezas e, principalmente, à escassez dos bens, mostrando, na prática, as razões da existência da desigualdade e da pobreza extrema na sociedade capitalista.
Link: brainly.com.br/tarefa/17936066
A segunda proposição não diz que as pessoas estão menos consumistas, mas "apenas que A economia compartilhada representa uma nova forma de consumo [...]", por isso a considero como verdadeira.
Portanto eu marcaria a Alternativa 4.