Ed. Moral, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Questão 2/5
Maria será promovida no próximo mês, ela é gerente de um banco na cidade onde mora. Para ela esta notícia foi recebida em um momento bom porque ela se casou há poucos meses. O esposo de Maria, o José, é um dos principais jornalistas desta cidade. Em conversa no horário de almoço com seu esposo, recebe uma informação privilegiada de um cliente que ocupa uma posição estratégica em uma grande empresa. Diante da ética e moral, ela está pensando se pode contar o que sabe a alguém, ela sabe que a informação é privilegiada. Já Alice supervisora neste mesmo banco está recebendo um cliente que é dono de uma concessionária. Ele veio pedir um empréstimo. No dia anterior, ela e o esposo decidiram trocar de carro e eles querem um modelo exclusivo que acaba de chegar na concessionária de seu cliente. O cliente precisa do empréstimo que ela pode liberar e Alice do desconto na compra do veículo. Nestes dois casos podemos perceber que falar de ética nas empresas deve-se antes levar em consideração seus funcionários.
Diante do exposto, selecione a alternativa correta.

I - Maria se beneficia da informação e conta o que sabe para o Gerente Geral. Com esta informação o Gerente Geral fecha um grande contrato na empresa do cliente. Porém, a informação é de cunho pessoal do cliente e utilizada para fechar o contrato. Conclui-se que Maria agiu de maneira ética, se beneficiando de uma informação pessoal do cliente.

II - Diante da vontade dela e do esposo em obter um carro novo, Alice concede empréstimo ao cliente, e em troca ganha desconto na compra do carro novo, mesmo sabendo que o cliente estava com restrições que impossibilitava o empréstimo. Conclui-se que Alice agiu de maneira ética, se beneficiando ao conceder empréstimo ao cliente já endividado, causando possível prejuízo ao banco.

III - Alice não concede o empréstimo ao cliente, pois o mesmo estava com o nome com restrições, e perde o desconto na compra do carro. Conclui-se que Alice agiu de maneira ética, pois não se beneficiou ao conceder empréstimo para o cliente já endividado.
Respostas possíveis:

A
As afirmações (i) e (ii) são verdadeiras.

B
Somente a afirmação (iii) é verdadeira.

C
As afirmações (i) e (iii) são falsas.

D
Somente a afirmação (i) é verdadeira.

E
As afirmações (I), (II) e (III) são verdadeiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por PietroBrasil
48
Somente a afirmação III é verdadeira
Respondido por thaynnaba
10

No que diz respeito as questões éticas, temos que a resposta certa é a B  Somente a afirmação (iii) é verdadeira.

Importante notar que a questão da ética está intimamente relacionada ao pensar sobre a nossa própria moral.

Assim, quando nos afastamos da moral através do penamento sobre a nossa moral, temos um pensar ético.

Tal fator é de fundamental importância especialmente nas empresas tendo em vista que possibilita as pessoas a agirem de forma correta perante determinadas situações.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes