Questão 2/5 - Contabilidade Avançada Na essência da remuneração com ônus de financiamento, está a ideia de que o capital próprio deve ser remunerado. Esse capital próprio é constituído pelos valores que os sócios desembolsaram — em espécie ou em equipamentos, terrenos e outros bens para a subscrição do capital social — no momento da criação da empresa. Marque (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a sequência correta: Com a aprovação da Lei 9.249, de 1995, surge a possibilidade de deduzir os juros pagos ou creditados aos acionistas da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Assim, é correto afirmar que: ( ) se analisada pelo ponto de vista da empresa pagadora, proporcionará economia tributária. ( ) se analisada pelo ponto de vista dos acionistas recebedores, proporcionará economia tributária. ( ) se analisada pelo ponto de vista da empresa, haverá um pagamento maior de imposto. ( ) se analisada pelo ponto de vista dos acionistas recebedores, nem sempre há uma economia, pois há um pagamento maior de impostos A F — F — V — V B F — V — V — F C V — F — F — V
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá, tudo bem?
Alternativa C) V — F — F — V
A Lei 9.249/05 trata do Imposto de Renda e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido de pessoas jurídicas.
De acordo com essa lei somente a primeira e última descrição estão corretas, pois, devemos partir de uma análise que abranja dois pontos de vista: acionistas e empresas.
Para os acionistas recebedores não haverá necessariamente maior economia tributária, visto que ocorrerá um pagamento de impostos em volume maior ao que vinha sendo executado.
Partindo do ponto de vista da empresa ocorrerá maior economia tributária e não maior pagamento de imposto, já que ocorrerá dedução dos juros pagos.
Espero ter ajudado =D
Perguntas interessantes