Questão 2/5 Comunicação Organizacional
Leia o caso, o qual se refere ao processo de comunicação.
Marcela é diretora de uma organização não governamental que atua com jovens entre 18 a 21 anos, de baixa renda, para direcioná-los ao primeiro emprego. Na ONG trabalham 10 profissionais, sendo 2 psicólogos, 2 assistentes sociais, 1 enfermeiro de trabalho, 1 pedagogo e 4 fazem funções administrativas. Marcela enviou um email para todos os profissionais, chamando-os para uma reunião, nesta reunião vão discutir novas formas de envolver os jovens com as atividades da ONG. A reunião estava agendada para o dia 6 de julho de 2017 na sede da ONG mas 40% da equipe não compareceu. Marcela fez contato com as pessoas para saber o que houve, aquelas que não compareceram responderam que não receberam o email.
Analise o caso acima, tendo em vista o processo de comunicação estudado na Aula 1. Nesta sua análise, identifique os envolvidos no processo de comunicação, como: emissor, mensagem, receptor, resposta, feedback é ruído, apontando as possíveis falhas no processo descrito no caso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O maior equivoco dos gestores na comunicação, é crer que todos os receptores da mensagem serão alcançados por meio da utilização de um único canal. No caso citado, podemos identificar que, apesar de a ONG ter relativamente poucos funcionários, uma parcela significativa não compareceu a reunião por falha na comunicação. Essa falha pode ter ocorrido tanto pela falta de habilidade dos funcionários com o canal utilizado (email), como também pela gestão não ter considerado os pontos fracos do canal e a possibilidade da mensagem ser considerada spam.
Neste aspecto, Marcela (emissor) poderia facilmente ter evitado essa falha, informando a data da reunião (mensagem) aos funcionários (receptor) por meio de mais de um canal ao mesmo tempo. Considerando o baixo número de funcionários, a utilização de um mural, por exemplo, em um local de fácil visualização para todos, evitaria o não recebimento da mensagem, além de eliminar a possibilidade dos funcionários pouco hábeis com a tecnologia não serem notificados da reunião.
Explicação: