Questão 2/5 - Atletismo
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O atletismo figura-se como um promissor conteúdo da Educação Física Escolar, e pela variedade de provas e possibilidades permite abarcar alunos e alunas respeitando sua heterogeneidade, podendo inclusive ser adequado para a diversidade de ambientes escolares.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRESSAN, J. C. M. et al. Atletismo na escola é possível! Experiência do ensino do atletismo em aula de Educação Física. Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 1, pp. 13-23, 2018, p.15.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre o salto com vara, assinale a alternativa correta:
A A técnica inicia com a corrida com transporte da vara, encaixe e salto.
B Ao encaixar a vara, o saltador dá o impulso com as duas pernas e segura a vara com firmeza com as duas mãos.
C A ultrapassagem pelo sarrafo se dá na ordem: braços, cabeça, tronco, quadril e membros inferiores.
D As regras limitam o tamanho, material e flexibilidade da vara utilizada pelos atletas em competições internacionais.
E Dada a complexidade do salto com vara, o ensino só pode ser feito com materiais oficiais.
Soluções para a tarefa
A alternativa A é verdadeira e descreve perfeitamente a sequência empregada na execução do salto com vara, uma modalidade de atletismo que exige o emprego de uma vara para saltar grandes distâncias, fator que a diferencia do salto em altura.
A alternativa B é falsa, pois o objetivo no salto com vara é lançar-se com a vara, de modo que o saltador deve segurá-la sem total firmeza de modo que possa se desvencilhar facilmente dela.
A alternativa C é falsa, pois os membros inferiores passam primeiro e a cabeça por último na execução do salto com vara.
A alternativa D é falsa, pois as regras permitem que o atleta use a vara que for mais apropriada para o seu corpo, de modo que, dentro de um campo razoável, o atleta pode usar o que mais o ajudar.
A alternativa E também é falsa, pois se o ensino só pudesse ser feito empregando materiais oficiais seria impraticável na maioria dos casos, de modo que eles não são necessários para os elementos mais básicos da prática, devendo ser guardados para as competições.