Questão 2/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“De acordo com o IBGE (2007), a UNESCO considera alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever pelo menos um bilhete simples no idioma que conhece”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 72.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, associe o conceito ao seu significado correto:
1. Alfabetização
2. Letramento
3. Contextualização
4. Analfabetismo funcional
5. Cultura
( ) Codificação e decodificação do código alfabético.
( ) O conceito de alfabetização está contido em seu conceito. É uma junção entre si e a alfabetização.
( ) A alfabetização permite que o aluno tenha acesso ao seu contexto.
( ) O aluno codifica e decodifica o código alfabético, porém, não utiliza a leitura, escrita e interpretação em suas atuações sociais cotidianas.
( ) A alfabetização, ao unir-se às práticas de letramento, implica na contextualização, o que, por meio de práticas sociais, instiga a leitura e a escrita na sala de aula, auxiliando o aluno a viver melhor.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A3 - 2 - 5 - 4 - 1B1 - 2 - 3 - 4 - 5C
1 - 2 - 5 - 4 - 3
D3 - 4 - 5 - 2 - 1E1 - 4 - 5 - 2 - 3
Soluções para a tarefa
Resposta: (C) 1 - 2 - 5 - 4 - 3
Explicação:
Resposta:
Letra C- 1-2-5-4-3
Explicação:
Comentário: A sequência correta é 1 - 2 - 5 - 4 - 3. Alfabetização: é o ato de codificar e decodificar o código alfabético; o ato de aprender a ler. 2. Letramento: letramento é uma tradução para a língua portuguesa da palavra inglesa literacy, que é definida como a condição ou estado de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita. A alfabetização e o letramento estão juntos, ou seja, o conceito de alfabetização está contido no de letramento, o que equivale a dizer que letrar é alfabetizar com sentido; 3. Contextualização: a alfabetização, ao unir-se às práticas de letramento, implica na contextualização, o que, por meio de práticas sociais, instiga a leitura e a escrita na sala de aula, o aluno é apresentado à língua de seu país como instrumento social que pode ajudá-lo a viver melhor; 4. Referente as pessoas que mesmo sabendo ler e escrever não conseguem utilizar a linguagem escrita na vida cotidiana delas como instrumento de melhoria pessoal ou profissional; 5. A alfabetização deve proporcionar ao aluno uma compreensão do mundo o qual faz parte, conseguir realizar a interpretação de uma notícia de jornal ou redigir um e-mail, são exemplos de inserção a cultura (livro-base, p. 65,80,81).