Física, perguntado por matheus87790, 1 ano atrás

Questão 15 - As fontes não renováveis de energia, embora tenham o seu uso amplamente questionado, respondem por uma considerável parte da matriz global de geração de eletricidade. Entre os itens a seguir, podemos considerar como pertencentes a esse segmento?


I. A produção a partir do carvão mineral;


II. O funcionamento das usinas nucleares;


III. A utilização do petróleo e seus derivados;


IV. A construção de estações eólicas


V. A produção de energia hidroelétrica.

Estão corretas as afirmativas:


a) I e III


b) II e IV


c) IV e V


d) I, II e III


e) I, III e V

Soluções para a tarefa

Respondido por ygabriel71p60oqy
122

Resposta:

Letra D

Explicação:

I. Correto – O carvão mineral, assim como qualquer recurso mineral, possui disponibilidade limitada na natureza, levando milhares de anos para renovar-se. Sendo assim, trata-se de uma fonte não renovável de energia.

II. Correto – As usinas nucleares utilizam-se de elementos radioativos de disponibilidade também limitada, mais precisamente o urânio.

III. Correto – O petróleo tem o seu esgotamento previsto para as próximas décadas.

IV. Incorreto – A energia dos ventos é renovável, ou seja, sempre estará disponível na natureza.

V. Incorreto – A água, embora apresente sinais de esgotamento, é um recurso renovável se considerarmos a totalidade do sistema terrestre.

Alternativa correta: letra D

Respondido por LouiseSG
95

Fontes não renováveis: d) I, II e III

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais, como por exemplo, de origem fóssil (petróleo, carvão mineral, gás natural) e outras como hidrelétrica, energia solar, energia eólica.

Os tipos de energia podem ser classificados em renováveis e não renováveis. Todos os tipos de energia são muito utilizados.

As fontes renováveis de energia são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, porém nem todas são inesgotáveis. Exemplos: eólica e solar.  

As fontes não renováveis de energia correspondem ao recurso natural que não tem capacidade de se renovar, ou seja, que podem acabar. Exemplos: petróleo e carvão.

Perguntas interessantes